Santificação nossa de cada dia

Por André Araújo*

A santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
- Hebreus 12:14

 

santidadeUm sábio escritor sagrado nos disse: “Há tempo de chorar, e tempo de rir…”, “tempo de estar calado, e tempo de falar…” (Eclesiastes 3:4,7). Porém, não há tempo – nem mesmo por um único dia – que devemos deixar de ser santos.

Você pode estar se perguntando: “Mas e Apocalipse 15:4?”, “Só Ele é santo!”

De fato, só Ele é santo. No entanto, Pedro nos deixou a seguinte ordenança: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16), assim como encontramos no Antigo Testamento: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Levítico 19:2).

Partindo do pressuposto de que você e eu não somos mais o personagem de Romanos 7 (ou seja, o que está impossibilitado de vencer o pecado por sua escravidão a ele), subtende-se de que estejamos em “novidade de espírito” (Romanos 7:6), “para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4). A quê nos leva essa nova maneira de viver? Não iremos mais pecar?

Essa nova essência não é apenas uma melhora em nossas vidas. Ela nos remete a uma TRANSFORMAÇÃO. E sim, continuaremos a pecar.

Um pouco confuso, não? Tentarei exemplificar:

Suponha que você seja um carro que diariamente percorre a Rodovia Fernão Dias. Quando você estava em aliança com a carne, era um carro que furava o pneu a cada 10 km. Mas agora, como você morreu para aquilo que estava retido, não está mais debaixo da lei, mas sim livre para que seja de outro, no caso, de Jesus. Nessa nova aliança, você não é mais um carro que fura o pneu a cada 10 km. Você é um carro que fura o pneu a cada 10 mil km! “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado” (Romanos 6:6).

Isso significa que você ainda pecará, mas não será mais escravo do pecado. O pecado não tem mais domínio sobre nós, porque não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça! (Romanos 6:14)

A lei não está mais sobre nós, mas ainda continua conosco. Não estará mais sobre nós, mas passará a caminhar ao nosso lado… Todavia, NÃO SOBRE NÓS. Como bem disse Lutero: “A lei nos leva à Cristo para justificação, e Cristo nos manda de volta à lei para a santificação”. Como isso ocorre?

Alguns cristãos acreditam que o que temos que fazer é simplesmente amar a Deus e amar ao próximo, como se a ética cristã se limitasse a esses dois fatores, sem ter nenhum envolvimento com a lei. Mas a pergunta que fazemos é a seguinte: como é que você ama seu próximo?

Resposta:

Honra teu pai e tua mãe;
Não matarás;
Não adulterarás.

E como é que você ama a Deus?

Resposta:

Não terá outros deuses diante de mim;
Não farás para ti nenhum ídolo;
Não tomarás em vão o nome do Senhor.

Os dez mandamentos são a expressão da santidade de Deus e do que Ele quer de nós. No final das contas, voltamos para a lei, mas não mais partindo do mesmo prisma de antes (sem a humildade de reconhecer que precisamos de Jesus), porque “o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude” (2 Pedro 1:3)

Fomos libertados do pecado (que leva à morte) para servimos com prazer à obediência (que leva à justiça). Portanto, “assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação” (Romanos 6:19), bebendo sempre da fonte de água da vida:

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
- João 4:12-14

Fiquem na fé.

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com

 


2 Comentários

  1. Iva

    palavra maravilhosa…abençoadora…

  2. Silvana de Araujo Paula

    Gostei muito do texto.Palavra edificante.Em 1 Co 10, 13 diz: Não nos veio tentação senão humana, mas fiel é Deus,que não permitirá que sejais tentados acima do que podeis,antes com a tentação dará também o escape, para que possais aguentar. Há outros textos bíblicos que dizem que Sem santificação ninguém verá o Senhor.Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.