Perdoar é preciso

Por Bárbara Camilo

Perdoar

“Eu não sou Jesus para perdoar”. Quantas vezes eu não disse isso? Quantas vezes você já não disse isso? Aposto que ao menos uma vez. Que dificuldade ferrenha é essa que nos impede de perdoar?

Clamamos: “Ó Deus, rei dos reis, fale comigo! Ouça minha súplica, Senhor, perdoe-me os pecados”… Como podemos ser tão egoístas? Queremos, suplicamos o perdão e o amor de Deus, mas sequer conseguimos olhar para quem está do nosso lado com olhos de compaixão.

Sim, senhores, o perdão, ou melhor, a falta de perdão nos afasta do amor, da misericórdia de Deus. Quando não conseguimos perdoar, somos tomados por angústia, ressentimento e mágoa. Ficamos cada vez mais distantes da plenitude do amor de Deus. Não apenas do amor do Pai, mas ficamos impedidos de amar completamente o outro.

Já parou para pensar que quando não perdoamos nos sentimos inquietos, sem paz e acabamos contaminando o ambiente onde vivemos? Se não, comece a refletir e a observar. Você vai, com certeza, perceber que a falta de perdão contamina a nós mesmos, nos impede de ser quem, de fato, somos. Suga, aos poucos, nossa alegria, nossa capacidade de suportar os defeitos do outro. Tire suas próprias conclusões.

Perdoar gera alívio, traz a certeza do bem, liberta o coração. Perdoar faz tão bem que até traz de volta aquela confiança que, antes de sermos machucados, tínhamos no outro. E como é bom poder confiar em alguém, não é mesmo? Dividir angústias, felicidades e tudo mais que temos para dividir.

Poderia passar dias, semanas, quem sabe anos enumerando os efeitos benéficos do perdão. Mas, por hora, acho que, mesmo com poucos exemplos, você já entendeu o recado: é preciso, minha gente, querer ser, na prática, espelho e semelhança de Deus. Que tal começar perdoando quem te fez mal? Sinta você também as maravilhas que o ato de perdoar causa na alma, no espírito e no coração. Você vai provar de algo muito poderoso, daquelas coisas que nem Freud, nem a ciência explicam; só Deus.

_____
_____

Jornalista Bárbara CamiloBárbara Camilo é jornalista, produtora dos programas NOS BASTIDORES COM O DT e SEXTA BÁSICA
barbara.camilo@redesuper.com.br
@barbarakamilo


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.