Pecados ocultos

Por André Araújo*

Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
Salmo 19:12 

sombra

(Foto: Pixabay)

Quem seria capaz de discernir cada um de seus pecados? Quem conseguiria confessá-los, sem deixar para trás um sequer? Os pecados que vemos e confessamos são como as amostras de tênis que vemos nas vitrines das lojas; eles são poucos perto dos que estão escondidos nas prateleiras de todo o estoque. No entanto, a essência deste devocional não é falar desse tipo de pecado oculto, mas sim dos pecados conhecidos por você, mas que você mantém ocultos de outros olhos.

Quão longe pode ir a aparência?

Este pequeno texto é direcionado a todos que estejam lendo agora e que pecam em segredo, que professam fé e manifestam serem cristãos por onde passam, mas que não procuram viver de maneira digna da vocação a que foram chamados, vivendo na impureza das obras da carne quando estão nas sombras, mas que usam uma máscara de pureza quando estão na luz.

Sua conduta externa é respeitável, generosa, conservadora, pró-vida, cristã; mas você se entrega a pecados que os olhos humanos não veem. Os olhos humanos não são capazes, mas existe alguém que enxerga cada um de seus pensamentos, observa cada intenção do vosso coração. Tu és um néscio, um tolo, muito mais do que um ateu se dizes crer em Deus e pensa que Ele não tem conhecimento dos seus pecados mais ocultos, pois os ateus não creem que esse Alguém os observa, mas você – que se autodenomina crente – pratica abominações mesmo estando ciente de que não há escuridão que possa vendar os olhos do Senhor! Viver de tal maneira não é viver como um filho de Deus; isso é viver um ateísmo prático!

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Salmos 139:7,8

Um simples entendimento da onisciência de Deus deveria refrear todos os pecados que praticamos conscientemente. Como professar ser de Deus enquanto se passa horas e horas com o diabo? Mas se verdadeiramente sois de Deus, estarás arrependido de seus pecados. Portanto, se você se encontra nessa situação, confesse-os ao Senhor com um espírito humilde e um coração quebrantado, e assim Ele será convosco. “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (Salmos 34:18-18). “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele.
Lucas 18:10-14a

Dentro do justo governo de Deus, ninguém é miserável sem merecer ser miserável. A miséria é resultado do pecado, o qual é gerado por todos nós, pecadores. Desta forma, a misericórdia não é um direito pelo qual o homem faz jus. Deus é soberano no exercício da sua misericórdia e é necessariamente assim, visto que ela é direcionada pela vontade daquele que a manifesta. Falar sobre misericórdia merecida é uma contradição. Portanto, que sejamos como aquele publicano, “porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (Lucas 18:14b).

Que o Senhor tenha piedade de nós.

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


1 Comentário

  1. Cristina takeshita

    Linda mensagem, su estava me sentindo assim , pq hoje fiz um auto análise em mim mesma e pude perceber meus pecados ocultos, e já não quero viver mais assim que Deus me ajude, Deus abençoe vcx rede super.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.