“Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”

Por Artur Vinícius*

amor

(Foto: Pixabay)

As perseguições aos cristãos estampam manchetes de veículos de comunicação diariamente. Pauta frequente, a intolerância religiosa se tornou assunto recorrente tanto no Oriente – onde os conflitos se acentuaram de forma alarmante nos últimos tempos – quanto no Ocidente.

Segregações, afastamentos e divisões começaram a marcar a vida dos povos orientais e países como Síria, Irã, Afeganistão e Coreia do Norte “favoreceram” o aumento dos índices de perseguições religiosas. Um alvo tornou-se comum: os cristãos. Mas como eles devem proceder mediante tantas atrocidades?

Quando Cristo disse, em Mateus 5:44: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”, Ele não fazia apenas uma referência direta a conflitos sociais envolvendo agressões verbais, mas também a agressões físicas. Um tipo de perseguição que os cristãos do Ocidente ainda não vivenciam periodicamente. Os noticiários não falam sobre perseguições que promovem invasões a residências ou mesmo execuções em lugares públicos. Sendo assim, é preciso entender qual é o papel dos cristãos ocidentais quando recebem notícias de que seus irmãos sofreram atentados.

“Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. Apesar das muitas histórias que ouvimos do Oriente, percebemos o quanto a misericórdia de Deus se renova todos os dias na vida de muitos e como Ele continua a operar milagres. O suporte do Espírito Santo ainda permite a cristãos não se curvarem a governos ofensivos e autoritários. Negar a Cristo não é parte do vocabulário. É preciso orar. Orar sem cessar. Orar não somente por eles, mas pelos inimigos deles.

O entendimento da Palavra se torna vivo quando Jesus finaliza sua fala com “para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”. Um cristão ama seu inimigo e o trata com amor, mesmo em meio à sua própria dor.

_____

Artur Vinícius* Artur Vinícius é estudante de Jornalismo, estagiário na REDE SUPER
artur.vinicius@redesuper.com.br

 


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.