Obras e arrependimento: os sinais da fé

Por André Araújo*

Obras e arrependimento: os sinais da fé

E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
- Lucas 13:1-5 

O contexto acima não abre espaço para outra interpretação: para sermos salvos, todos nós precisamos nos arrepender de nossos pecados.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie
- Efésios 2:8-9

Ter fé em Cristo vai muito além de simplesmente acreditar nele. A salvação não vem das obras, no entanto, “assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Tanto as obras quanto o arrependimento são características de quem tem fé, sendo a salvação por meio dela.

Vejamos o que Jesus falou acerca dessas duas características do salvo:

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
- Mateus 4:17

Mais uma vez, o Messias faz uma afirmação sobre a necessidade que todos temos de exercer arrependimento.

E quanto às obras:

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
- Mateus 7:16-20

Vemos, portanto, que o arrependimento e as obras são inerentes à fé, o nosso meio para a salvação. Esse conhecimento foi tão claro para o surgimento da Reforma Protestante que Lutero, quando escreveu as 95 teses, classificou a primeira tese como sendo, justamente, a questão da nossa necessidade de viver uma vida de penitência:

Ao dizer: “Fazei penitência”, etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência.
- 1 ª das 95 teses de Lutero

Muitas vezes, o evangelho pregado hoje em dia tem sido direcionado predominantemente para a solução de problemas materiais e financeiros, fazendo com que a necessidade de arrependimento seja deixada de lado. O que não surpreende, pois essa questão bate de frente com o nosso orgulho e confronta nossos desejos carnais. Esse assunto não atrai muitas pessoas, mas, sem dúvida, fortalece aqueles capazes de compreendê-lo, aqueles que são como a semente que caiu em boa terra:

Mas outras caíram na boa terra e, brotando e crescendo, davam fruto, um grão produzia trinta, outro sessenta e outro cem.
- Marcos 4:8

O arrependimento é também um dos capítulos que devem ser tratados nos trabalhos evangelísticos:

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
- Lucas 24:45-47

No livro de Atos, o apóstolo Paulo nos diz que Deus, “não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).

Sempre que formos fiéis à Bíblia, pregaremos o arrependimento. A ordem de Deus Pai, assim como o mandamento de Deus Filho e até o aviso daquele que o precedeu, João Batista, deixa-nos claro qual é a mensagem que devemos transmitir ao mundo e tomar também para nós mesmos: ARREPENDAM-SE. Esta é a única forma de sermos salvos: voltando-nos para Deus através da fé em Cristo Jesus.

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.