O dom de esperar

Por Dayane Cristina

O dom de esperarOlho ao redor e vejo tanto desespero, tanta impaciência, tanta falta de fé. E me pergunto: por que será que é tão difícil confiar na fidelidade e providência de Deus? Por que algumas não conseguem esperar? Será que elas têm medo de depositar toda a confiança nEle? Será que querem agir de alguma forma para que no fim possam dizer “tenho parte nisso”? Enfim. Estamos em uma era onde o imediatismo tem imperado. Queremos tudo para “ontem”. Quando a fila do banco ou do supermercado está grande, reclamamos. Quando o semáforo demora a abrir, murmuramos. Onde vamos parar com tanta falta de paciência? Algumas pessoas esquecem que a educação existe e são rudes com outras porque simplesmente não querem esperar, querem que tudo aconteça no tempo delas.

Infelizmente, na vida espiritual isso também acontece. Tem gente que esquece que Deus é o dono do tempo e sabe a hora certa de tudo acontecer. Tem gente que deixa a ansiedade tomar conta do seu ser e quer, a todo custo, respostas imediatas para suas questões e orações. E tem gente que bate sempre na tecla do “esperar em Deus”, mas não consegue entender realmente o que é isso.

É fato que a ansiedade faz parte, sim, da vida da maioria dos seres humanos (se não de todos, né?). E ela, com toda astúcia, consegue manipular e fazer com que algumas pessoas percam o foco de Deus e da fidelidade dEle. Mas é preciso passar por cima do que chamam de “mal do século”, para que o dom de esperar se desenvolva. Até agora, ninguém disse que esperar é fácil. Mas é necessário, para que possamos viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Na Bíblia, lemos sobre a espera de Ana por um milagre. Ela não podia ter filhos, e Penina a provocava por isso. Sempre que orava a Deus era confrontada pela rival. Mas ela não desistiu, “perseverando em orar perante o Senhor” (1 Samuel 1:12). Passado algum tempo, Ana concebeu Samuel.

Podemos ver nessa mulher um exemplo de paciência. Mesmo convivendo com uma rival que a irritava, Ana confiou e esperou em Deus. E Ele a abençoou no tempo certo. Se todas as pessoas, principalmente os cristãos, tivessem esse comportamento de paciência e espera, muitas decepções seriam evitadas.

Quando cremos que Deus está no controle de todas as coisas, nosso papel é orar e confiar que Ele fará tudo no tempo certo.

Que a nossa oração seja: “Deus, que a minha ansiedade e vontade de querer as coisas do meu jeito e no meu tempo não interfiram na vontade do Senhor pra minha vida. Que eu seja sempre paciente e saiba esperar aquilo que tens preparado pra mim”.

Passagem bíblica para reflexão:

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”. (Filipenses 4:6)

_____

Dayane CristinaDayane Cristina é estudante de Jornalismo e, atualmente, estagiária no portal Lagoinha.com
dayane.cristina@redesuper.com.br
@dayanecristinan


4 Comentários

  1. Karolina Barroso

    Sábias palavras, esperar no Senhor. Ele sabe mais do que nós, o que é bom, perfeito e agradável a nós,mais do que nós. Precisamos aprender esperar no Senhor. Glória a Deus. Parabéns Dayane Cristina.

  2. fernanda

    O que significa esperar em Deus?

    Significa depositar em suas mãos o controle total de sua vida a ele.
    Se entregar verdadeiramente e inteiramente, sem deixar que o medo de novas decepções atrapalhe ter a visão profética do Senhor sobre tua vida.
    Esperar em Deus não é algo fácil, nem rápido, pois são processos da parte do Senhor para nossa vida, afim de nos moldar a sua imagem e semelhança.
    È como o ouro que fica no fogo, para tirar as impurezas, até que o refinador veja sua imagem resplandecer, assim como Deus faz com nossas vidas.
    O tempo da espera, como dito acima, não é fácil, mais é extremamente necessário, para a formação de um crente fiel e valoroso.
    Quando vc está processo de refinação, Deus lhe ensina varias coisas, umas delas são: ser mais dependente da tua presença, ser mais sincera, abrir seu coração verdadeiramente, lhe contar seus medos anseios e feridas. Como também adorar ao Senhor em qualquer circunstâncias, adorar pelo que ele é em sua vida, e não pelo que pode fazer, oferecer a ele uma adoração sincera vinda do coração, demonstrando o teu amor.
    Quando vc está no tempo da espera vc consegue percebe muitas coisas que antes vc não percebia, como egoísmo, orgulho, achar que vc tem o controle de sua vida, entre outros.
    Não sei quanto tempo ainda vai levar o meu tempo da espera para terminar, mas de uma coisa eu sei, que já tem válido a pena, pois conhecer o Senhor da maneira o qual tenho conhecido, já faz sem dúvida dizer que já valeu a pena.

    Parabéns Dayane, suas palavras serviu de inspiração, para minha msg acima..abraços

  3. Daiane

    ótimo texto, que possamos exercitar a nossa fé e esperança em Deus, Ele pode todas as coisas!

  4. Ana Paula

    Realmente a teoria nem sempre se aplica a prática! Que saibamos o real significa de “saber esperar”!

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.