O adultério

André Araújo*

Não adulterarás.
- Êxodo 20:14

O adultério é uma das maiores mazelas causadas por aqueles que vivem na escravidão do pecado. Essas pessoas são as mesmas que nasceram da carne (como todos nós), mas não nasceram novamente, do Espírito:

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
- João 3:6-7

 

O adultérioO “nascer do Espírito” diz respeito a uma profunda mudança de coração, de vontade e de caráter. É uma ressurreição espiritual, uma nova criação. Significa passar da morte para a vida.

“Nascer do Espírito” é o surgimento de uma nova criatura, com uma nova natureza, que possui novos hábitos, interesses, desejos, apetites, discernimentos, pensamentos, esperanças e temores. Tudo isso – e não menos do que isso – é o que está envolvido na declaração de Jesus sobre a necessidade que todos temos: “Necessário vos é nascer de novo”.

Necessário vos é nascer de novo… Você tem alguma noção da importância disso?

Quero fazer algumas perguntas a vocês, leitores:

Quando você, homem, está longe de sua esposa em um momento de “Clube do Bolinha” com seus amigos… eles são capazes de afirmar que você, pelo menos, consegue demonstrar ser um homem nascido do Espírito? Você acha que se eles tivessem que escolher entre “nascido do Espírito” e “nascido da carne”, e tivessem que colocar a mão no fogo caso errassem… eles escolheriam afirmar e defender que você é “nascido do Espírito”?

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
- Mateus 5:27-28

 

E você, mulher… Sabe que o adultério é uma das maiores causas de destruição da família? Você se lembra da história de Davi e da IRA DO SENHOR sobre aquela casa?

Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
- 2 Samuel 12:9-10

O quanto você tem desprezado o Senhor e seguido o caminho da impureza, da prostituição, da lascívia, da fornicação, do pecado? O que você acha que sucederá a ti, ou seja, à tua alma, ao completar a carreira pelos caminhos opostos ao do Santo, Santo, Santo? Você, mulher adúltera, é comparada nas Escrituras a uma prostituta!

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite (divórcio). Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição (em outras traduções: “imoralidade sexual”, “infidelidade” e “fornicação”), faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
- Mateus 5:31-32

Será que nem essas comparações farão você, homem e mulher, se arrepender de sua vida banhada à impureza do pecado sexual, para dar meia volta e caminhar em direção aos caminhos de Deus?

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
- Provérbios 5:3-5

 

Como um boi levado ao matadouro é aquele que adultera. “Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela, nem se perca em tais veredas. Muitas foram as suas vítimas; os que matou são uma grande multidão. A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte. (Provérbios 7:25-27)

Amados, jamais se esqueçam de que Deus é Amor, mas também é Fogo Consumidor. E como Ele é perfeito, Seus atributos são plenos, nenhum deles se sobrepõe ao outro. O nosso Deus é um Deus justo e plenamente santo! A primeira frase em tom imperativo da oração do Pai-Nosso é “Santificado seja o Teu nome”, e isso não foi em vão. Enquanto nos utilizamos do sublinhado, do itálico, do negrito ou do caps lock para enfatizarmos algo, no hebraico, quando se quer destacar uma palavra, ela é repetida três vezes, como está no livro de Isaías e no livro de Apocalipse:

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
- Isaías 6:3

Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
- Apocalipse 4:8

Quão magnífica e imensurável é a Sua santidade, presente em cada um de todos os Seus atributos! Ó, Jesus, obrigado por ter levado sobre si as minhas enfermidades para que, mediante a fé, eu tenha o ingresso para habitar e conviver no Reino que chamam de Teu, o Reino de Deus!

Para encerrar, quero compartilhar com vocês uma citação do autor John Charles Ryle, a fim de propor uma reflexão acerca do seu futuro após deixar esta vida terrena:

“Suponhamos por um momento que você tivesse a permissão de entrar no Céu sem santidade. O que você faria? Qual prazer você poderia usufruir ali? A qual dentre todos os santos você se achegaria; ao lado de quem você se sentaria? Os prazeres deles não seriam os seus prazeres, os gostos deles não seriam os seus gostos, o caráter deles não corresponderia ao seu caráter. Como você poderia sentir-se feliz, se não tivesse sido santo neste mundo?

Atualmente, talvez você prefira a companhia dos negligentes e dos descuidados, dos dotados de mente mundana e dos cobiçosos, dos farristas e dos que buscam prazeres, dos ímpios e dos profanos. Porém, não haverá tais tipos de pessoas no Céu.”

Fiquem na fé!

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


2 Comentários

  1. DAVID TAVARES

    ….COM TODA CERTEZA, À TODO HOMEM QUE SANTIFICA À SI PRÓPRIO E CONSERVA SUA FAMÍLIA EM TAL SANTIFICAÇÃO TERÁ LUGAR GARANTIDO AO LADO DE CRISTO QUE VIVE E REINA POR TODA A ETERNIDADE.

  2. Franklim Vicente

    Uma benção este estudo, os jovens tem que valorizar estes ensinamentos se querem ter uma família abençoada no futuro.
    Amo essa igreja mesmo morando em Campinas, espero um dia poder visitá-la !!!

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.