Novo ano de esperança

Por Dayane Nascimento

Novo ano de esperançaPrimeiro dia do ano novo. Na realidade, é apenas mais um dia, uma mudança no calendário. Mas, no coração, o sentimento de que um novo tempo chegou – um tempo de recomeço – é como um combustível que reacende a esperança. Esperança de alcançar novos objetivos, realizar sonhos, passar por transformações, fazer diferente do que fez no ano que se foi.

Acontece que, para algumas pessoas, a chama dessa esperança começa a diminuir quando “os dias frios chegam”, ou seja, ela começa a desaparecer na medida em que os desafios aparecem, as decepções e tristezas se fazem presentes e algumas coisas não acontecem da forma como esperávamos. Talvez, por acreditarmos que nossos projetos, planos e sonhos eram realmente bons, quando eles não se concretizam com o passar dos dias, aquele sentimento que antes motivava, impulsionava e gerava uma enorme vontade de agir começa a perder sua força. E, quando chega o fim do ano, resta uma vontade de, no próximo, fazer tudo diferente para, quem sabe, dar certo.

Temos, sim, que esperar que, em um novo ano, passemos por mudanças, tenhamos novas oportunidades, vivamos novas experiências, mas precisamos entender que “ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” (Provérbios 16:1). E o fato de todos os nossos objetivos (talvez) não serem alcançados ou de nossas vontades não seres feitas não pode apagar a chama da esperança que hoje há dentro de nós. Precisamos continuar crendo que Deus tem o melhor para cada um durante todos os dias deste ano, da nossa vida.

O segredo para manter o anseio por coisas novas, por fazer a diferença a cada dia, por sempre buscar transformações internas e externas é nunca deixar o combustível acabar. E esse combustível que mantém a esperança acesa é a confiança de “que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Precisamos confiar no cuidado e na fidelidade do Senhor todos os dias, pois Ele nunca erra em Seus planos e sonhos para nossas vidas.

Não podemos permitir que “os dias frios” apaguem a chama da nossa esperança. Em qualquer circunstância, devemos continuar abastecendo nosso coração com a confiança em Jesus que que o fogo só aumente, nunca se apague.

 


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.