Nossa incapacidade de nos voltarmos a Deus

Por André Araújo*

– Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Romanos 3:23

Você pode, por favor, ler o verso acima novamente?

Frieza, relutância (Foto: Michelle Ferraz)

Mesmo tendo feito isso, sou capaz de afirmar que, tanto você quanto eu, não entendemos completamente o significado desse pequeno verso. Se você tivesse o pleno entendimento dele, deveria estar em tremor ou em grande alegria, pensando em como Deus pode ter entregado você a Cristo para salvação; porque o Pai te adotou como filho ou filha; qual seria o motivo de Ele ter lhe estendido a mão e segurado não em sua mão, mas tê-lo pegado pelo braço, porque você é uma pessoa incapaz de buscar a Deus!

– Como está escrito: não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
Romanos 3:10-11

Se você chegou até aqui com sede pelo saber de Deus, orou pela manhã com fé ou se arrependeu dos seus pecados cometidos contra Ele, pode ter certeza que isso não partiu de você, mas de Alguém que habita em você.

Se você já perdeu um pouco do seu tempo com o que alguns filósofos falaram – como por exemplo, John Locke, que disse que a mente do homem é como uma “tábula rasa”, como uma tela em branco, onde o sentido da razão é moldado primordialmente pela vivência em que a criança é submetida, fazendo do homem um produto do meio; ou então com Rosseau, que afirmou que o homem é bom em sua essência, bom por natureza, que “o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe” -, poderá notar o abismo que há entre a sabedoria dos homens e a Verdade. Cristo é a verdade, e a Verdade nos disse:

– E dizia: O que sai do homem, isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:20-23

O homem sem Deus não discerne as coisas de Deus. Ele vê as obras divinas, os atributos invisíveis do Senhor (que claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas); ele vê que o mistério não é que existe algo caótico, mas sim que algo ordenado de fato existe (e isso é indiscutível); ele pode olhar para si mesmo e ver o “milagre” de sua própria forma; ou simplesmente pode voltar ao pensamento de que “penso, logo existo” e pensar sobre a verdade científica de que o acaso não é capaz de gerar vida, mas que só o que tem vida gera vida. Ele pode fazer todas essas coisas, mas sem ter a noção, sem ter a capacidade de compreender a existência do Deus vivo, a ponto de se arrepender dos seus pecados e buscar viver para Ele por meio da obra de salvação e santificação da Igreja de Cristo consumada na cruz.

– Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Romanos 10:14

– Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:3-4

Para encerrar, quero lembrá-los que, por mais que nossa natureza seja TOTALMENTE DEPRAVADA, geralmente não chegamos tão longe (como Hitler, Stalin, Kim Jong-un e Mao Tsé-Tung chegaram), mas nós temos tal capacidade. Um dos maiores pregadores da História, Charles Haddon Spurgeon, afirmou que “é mais fácil um leão se tornar vegetariano, do que um homem poder salvar a si mesmo”. E nós bem sabemos disso, basta olharmos para nós mesmos e notar o quão dependentes somos da oração e do agir do Espírito dentro de nós para não vivermos como escravos da carne, mas para servirmos com obediência à justiça para santificação.

A não ser que você se arrependa de seus pecados e Deus os perdoe; a não ser que você se encha do Espírito e o Senhor te liberte do reino do pecado em vosso corpo mortal; a não ser que Ele tenha misericórdia de você e te purifique pelo sangue de Jesus… não haverá esperança para sua alma. Mas há esperança, porque aos verdadeiros crentes, Ele “vos vivificou, estando vós mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1), e “nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:12-14). Ele nos amou primeiro, e graças a Deus por isso, pois o caminho inverso seria impossível.

Fiquem na fé.

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


2 Comentários

  1. Glaucia M.P.Izeppi

    Parabens pelo artigo,esclarecedor e edificante!
    Gloria a Deus!

  2. rodrigo

    Amém.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.