Escolhas: do feijão a Darwin

— Por Léia Arruda

Artigo - Escolhas: do feijão a DarwinHora de fazer o almoço, preciso cozinhar o feijão. Para isso, escolho cuidadosamente os grãos. Enquanto seleciono os bons para um lado e os danificados para outro, penso: quem teve a iniciativa de separá-los? E por quê?

Lembro da minha avó narrando o processo de colheita na lavoura. Muitas vezes, eram colhidos alguns gravetos, folhas, vagens. Sim, fazia sentido ‘catar’ o feijão. Mas e hoje? Prefiro a melhor marca disponível e, ainda assim, preciso selecionar? Já que escolhi e paguei pelo melhor produto, não deveriam vir apenas os bons grãos? Será que minhas escolhas realmente são boas?

Percebo que, desde que nascemos, somos ensinados a optar pelo melhor. Desta forma, sempre queremos o melhor brinquedo, a melhor roupa e até o melhor coleguinha. Mas nem sempre o que parecia era de fato bom. Mesmo assim, à medida que vamos crescendo, o critério de seleção fica ainda mais evidente e se torna fundamental para a vida, pois, segundo consta, faz de nós pessoas melhores.

Penso na teoria da Seleção Natural de Darwin e na base evolutiva de adaptação de todo o ser ao meio em que vive. Nesse caso, as características positivas se perpetuam enquanto as desfavoráveis tornam-se menos comum. Ou seja, o melhor sempre tende a prevalecer.

Seguindo esta linha, volto aos feijões e parece fazer algum sentido. Ontem, do todo, minha avó selecionava apenas os bons. Hoje, com a evolução, busco o melhor entre os melhores grãos. Logo, o que ontem era bom, hoje é ainda melhor.

Mas, pensando bem, essa teoria ainda me parece pouco aplicável e, em alguns aspectos, exatamente o contrário. Pois, antes, minha avó colhia e tinha acesso ao produto de qualidade no mesmo dia. Hoje, são vários dias e até meses para que ele chegue ao meu consumo. Pago caro e, do que paguei, ainda preciso tirar o que não presta. Não vejo evolução e tão pouco a perpetuação do melhor.

Ainda estou confusa, mas preciso correr. O tempo não para e a panela acabou de pegar pressão.

_____
_____

Léia ArrudaLéia Arruda é estudante de Jornalismo e estagiária na REDE SUPER
leia.arruda@redesuper.com.br
@LeiArruda


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.