Blog Super

Ensaio sobre o namoro cristão: sexo antes do casamento é pecado?

Por André Araújo

• Veja também:
Parte I – O objetivo
Parte II – Imagem de Cristo

Ensaio sobre o namoro cristão: sexo antes do casamento é pecado?Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

(1 Coríntios 7:8,9)

 

Alguém dentre vós gostaria de dizer que Paulo está errado?

Talvez vocês realmente desejassem que ele estivesse errado. E até um tempo atrás, eu mesmo gostaria muito disso também. Mas, graças a Deus, Paulo está certo, e acredite: isso é para o nosso bem.

Gostaria de fazer umas perguntinhas às mulheres: imagine que você está namorando um rapaz que tenha uma personalidade envolvente, um humor gostoso e refinado, que tenha sensibilidade, inteligência e, de quebra, um corpo bonito. ‘Tá difícil de imaginar, né? Vou pegar mais leve: imagine que você está namorando com um homem de Deus (dependendo dos lugares que você frequenta, talvez esteja mais difícil achar um assim do que alguém com aqueles adjetivos, mas enfim! rs). Imagine vocês se divertindo e tendo vários momentos agradáveis juntos, além dos belíssimos e insubstituíveis momentos de oração a dois e os momentos de comunhão com os irmãos da igreja. Até aí, tudo uma maravilha, certo? Agora, imagine se você, talvez até com menos de 1 mês de namoro, resolve ficar a sós com seu namorado na casa dele, pra ficarem vendo um filminho juntos, abraçadinhos no sofá… Menina do céu! Você tem alguma noção do que ele pode acabar te induzindo a fazer? Você tem alguma noção do risco que está causando ao seu namoro?

Suponhamos que vocês tenham, por algum motivo, caído em pecado. E agora, o que fazer?

A resposta à luz da Bíblia é: arrependam-se!

Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.

(Salmos 32:5) 

Agora vamos a mais uma suposição: imaginemos que vocês não se arrependeram e continuam usando suas liberdades para dar ocasião à carne (Gálatas 5:13). O que lhes sucederá?

Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.

(Hebreus 12:6)

 

Caso vocês tenham sido escolhidos antes da fundação do mundo, a mão de Deus pesará sobre vocês, mais cedo ou mais tarde, de alguma forma. Disso eu tenho certeza, pois será para o seu bem! Se você crê na Palavra de Deus, deveria estar ciente disso.

O sexo antes do casamento também pode trazer confusão, tanto para o homem quanto para a mulher, mas principalmente para a mulher. Caso vocês venham a cometer tal prática pecaminosa (porque está sendo antes do casamento) e não se arrependam, de tal maneira que esse pecado possa vir a ser cometido até com uma certa frequência… você acredita que terá capacidade de saber que o seu namorado gosta de você com a mesma clareza que tinha antes das relações sexuais? Você realmente terá a mesma convicção de antes, tendo ele agora uma certa facilidade para a prática de um de seus instintos mais primitivos? Você terá a mesma certeza de antes (se é que já chegou a ter) que o objetivo dele é o casamento, é viver uma vida a dois contigo para o resto da vida por causa da mulher que você é, pela sua essência, pelo seu eu, e não pelo que você tem (seu corpo) e nem pelo que oferece (o sexo)?

E você, homem “crente”? Onde está a sua fé? Por acaso Jesus não disse que o homem deve unir-se à sua esposa para serem ambos uma só carne? Por que você está indo na contramão das palavras de Cristo? Por acaso José e Maria, Isaque e Rebeca e Jacó e Raquel estavam sendo tolos por não terem tido relações sexuais antes do casamento? Ou o tolo está sendo você? Cá entre nós: é melhor confiar na retidão do esperar daqueles três casais. É bem melhor acreditar fielmente nas palavras do nosso salvador, Jesus Cristo.

Nada como um namoro santo, que caminha em direção às vontades de Deus, um namoro em que o casal busca se conhecer melhor pra ver até onde os dois conseguem ceder e suportar, assim como pra ver se serão capazes de, juntos, manter o Reino de Deus em primeiro lugar; um namoro em que ambos são moldados e refletem a “imagem de Cristo”, em que ambos são nascidos do Espírito para viverem em espírito (João 3:6), sendo muito mais do que namorados, mas melhores amigos que desejam, sim, manifestar o amor que sentem um pelo outro através do puro e maravilhoso desejo humano, mas para que possa ser realizado de uma maneira bela, sublime, honrosa, virtuosa, valiosa, especial e única.

O ato sexual dentro do compromisso do casamento e entre duas pessoas que se amam é, a meu ver, uma forte inclinação às coisas do espírito.

Obrigado por terem acompanhado esta pequena série. Embora seja apenas um ensaio sobre o namoro Cristão, que esses três textos possam ter sido úteis e gerado uma maior sede de compreender e colocar em prática as vontades de Deus sobre suas vidas.

Fiquem na fé!

 

ENSAIO SOBRE O NAMORO CRISTÃO

Parte I – O objetivo

Parte II – Imagem de Cristo

Parte III – Sexo antes do casamento é pecado?

_____

André AraújoAndré Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.