Ensaio sobre o namoro cristão: o objetivo

Por André Araújo

• Veja também:
Parte II – Imagem de Cristo
Parte III – Sexo antes do casamento é pecado?

Ensaio sobre o namoro cristão: o objetivoEu não vim aqui para desperdiçar o seu tempo ou o meu tempo. Vim com uma paixão, para que você não cometa alguns dos erros que cometi, assim como para que tenha oportunidades de refletir, aprender e se arrepender enquanto há tempo.

Antes de entrarmos no assunto, quero enfatizar que defini esta sequência de textos como um ENSAIO sobre o namoro cristão. Isso significa que este conteúdo está livre de formalidades e deduções científicas, o que me permite tratar o assunto através do meu próprio ponto de vista – e, obviamente, tendo como referência a Bíblia -, sem deixar de ser lucidamente estruturado e podendo ser logicamente corroborável através de necessárias experiências, leituras ou persuasões.

Que nosso Pai traga luz e ilumine nossas mentes para o bom entendimento. Amém.

 

Namoro cristão: o objetivo

Se você perguntasse a seus amigos e colegas que estão namorando o porquê de eles estarem em um relacionamento, qual seria o resultado?

Quantos deles você acredita que responderiam algo relacionado a “diversão momentânea” e quantos responderiam algo referente a “se tornar imagem de Cristo”?

 

A Palavra mostra que, antes do casamento, havia algo que foi definido como “cortejo”.

Nos dias atuais, quando um homem e uma mulher se atraem um pelo outro e começam a cortejar, dizemos que estão namorando. A diferença é que essa expressão moderna de cortejo ganhou um significado que transcende o próprio significado do ato de cortejar. Cortejar era o último passo para a realização do casamento. O objetivo do cortejo era o de se conhecerem e se prepararem para o casamento. Quantas pessoas que namoram você conhece que tenham essa mentalidade, essa linha de raciocínio?

O objetivo de cortejar nunca foi um fim em si mesmo. O objetivo último desse “tipo de namoro” era o casamento. Se o objetivo de seu namoro é a diversão momentânea, pode ter certeza que ele não é bíblico.

Os relacionamentos “além da amizade” registrados no Livro Sagrado mostram que existia entre os casais um compromisso pré-nupcial – como nos dias de José e Maria, Isaque e Rebeca e Jacó e Raquel, por exemplo -, cujo objetivo sempre foi o casamento, e não o cortejo ou namoro em si mesmo. Vale notar o respeito, a obediência e o valor dado por esses três casais ao se guardarem para a aliança perante Deus.

Nós, como cristãos, devemos estar atentos quanto ao conteúdo das pessoas que estão ao nosso redor. Homens de Deus, não permitam que as “estrangeiras” façam-vos pecar! (Neemias 13:26). Mulheres do Senhor, não percam vossos tempos com os possíveis vasos de ira! “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente. (2 Coríntios 6:14-16)

Nós, como cristãos, devemos dar ao namoro o mesmo peso do noivado. Devemos enxergar o namoro como uma preparação para a vida a dois até que a morte os separe. O namoro – como é realizado por grande parte dos jovens e adultos no presente século – de fato está longe de ser bíblico, indo na contramão da ordem das etapas, que segundo Cristo, é esta:

 

“Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.”

(Marcos 10:6-8)

 

Se chegamos até aqui e você compreendeu que, para os cristãos, o objetivo de namorar (cortejar para os mais velhos! rs) é o casamento, e que você não deve compartilhar essa fase tão especial com qualquer tipo de homem ou mulher… podemos ir para o segundo texto desta pequena série (clique aqui).

Fiquem na fé!

 

ENSAIO SOBRE O NAMORO CRISTÃO

Parte I – O objetivo

Parte II – Imagem de Cristo

Parte III – Sexo antes do casamento é pecado?

_____

André AraújoAndré Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.