Carta a um solitário

Ramon Guerra

Carta a um solitário

 

Olá, amigo(a).

Gostaria de te dizer algumas palavras. Espero que elas te ajudem a vencer os dias que parecem mais nublados.

Há momentos em que nos sentimos sozinhos. Isolados. Abandonados. Nesta hora, ninguém parece entender. E não dá para condená-los, afinal, você mesmo não sabe explicar o que se passa. O problema é que, mesmo cercado de pessoas, você se sente tão desconectado que parece chorar em seu interior.

A sensação de solidão é horrível.

Você se identificou? Bem, por mais incrível e paradoxal que isso possa parecer, você não está sozinho. Na verdade, muita gente passa por isso. Elas sofrem. De verdade.

Um psicólogo de Chicago divulgou um estudo, há alguns anos, afirmando que a solidão a longo prazo pode ser tão prejudicial quanto fumar QUINZE cigarros por dia.

Mas isso não traz nada que a Bíblia já não nos tenha dito há muito tempo, não é mesmo?

Nosso Deus, que é comunidade, diz em Gênesis 2, verso 18, que não seria bom para o homem estar só.

Jesus também falou diretamente sobre a solidão. Em João 16:32, o mestre diz aos discípulos que seria deixado só, mas que ele nunca estaria realmente nesta condição, pois o Pai estaria com ele. E aí vem a cereja do bolo, a ponta em que devemos nos apoiar para terminar de sair deste abismo que é a solidão:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (verso 33)

Toda aflição, toda sensação de abandono, toda distância, toda impressão de esquecimento e similares foram vencidas por Jesus. Nele, você terá a verdadeira paz que procura.

Isso pode acontecer de várias maneiras, dentro da multiforme graça e sabedoria do Pai. Pode ser um trecho de música. Pode ser uma mensagem inesperada de um amigo querido que se lembrou de você “por acaso” (na verdade, movido pela mão de Deus). Pode ser um versículo “casualmente” aberto durante seu estudo bíblico, podem ser todas elas juntas… enfim!

O ponto central de tudo, o que eu realmente gostaria de reforçar é: você não está sozinho. Nunca estará. Como nos diz o salmo 27, no versículo 10… “Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá”.

Tenha força. Olhe ao seu redor e veja que o mundo não é tão grande e deserto quanto parece.

Com amor,

Seu amigo.

P.S.: nos momentos em que estiver bem, procure ser amigo de seus amigos. Deixe-se ser usado. Afinal, só você sabe o quanto gostaria de receber uma palavra acolhedora num dia triste, não é verdade?

____

ramon_guerraRamon Guerra é jornalista, coordenador de programação na Rede Super.
ramon.guerra@redesuper.com.br
Twitter: @ramallguerra


1 Comentário

  1. Gabriela Moreira da silva

    Ola as vezes me sinto assim….quer dizer quase todo dia….

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.