Até onde perdoar?

Por Dayane Cristina

PerdãoPerdoar alguém por ter feito uma fofoca ou por ter falado de um jeito que você não gostou é relativamente fácil. Agora, perdoar uma traição ou uma maldade feita contra alguém, principalmente se esse alguém for frágil, pode ser mais difícil.

Sem levar em consideração o nível do pecado, se é que pecado tem nível,a Bíblia nos mostra a grande importância do perdão.

Para tirar sua dúvida em relação à quantidade de vezes que deveria perdoar alguém, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou se seria até sete vezes. E qual foi a resposta do Filho de Deus? “Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’” (Mateus 18:22).

Se devemos amar a Deus acima de todas as coisas, uma das formas de demonstrarmos isso é seguindo o que está escrito em Sua Palavra. E o que ela nos ensina é que devemos perdoar o próximo 490 vezes. É possível alguém pecar tanto assim contra o outro em um só dia? Se sim, também é preciso perdoar esse tanto.

Mas a Bíblia não especifica o tipo de pecado que deve ser perdoado. Portanto, para vivermos de maneira a agradar a Deus, devemos provar o amor que sentimos por Ele e pelos outros através do perdão. Isso significa que devemos perdoar aquele que fez uma fofoca com o nosso nome e, também, aquele que fez uma grande maldade contra nossa vida ou contra alguém que amamos.

Dizer que isso é fácil seria uma heresia. Acredito que liberar perdão é uma das coisas mais difíceis de se fazer neste mundo. Mas é, também, uma das maiores provas de amor.

Por mais que, às vezes, a nossa vontade seja fazer justiça com as próprias mãos, o melhor a se fazer é perdoar a injustiça sofrida e deixar tudo nas mãos de Deus, pois a justiça dEle é perfeita e não falha.

Jesus morreu pelos pecados de toda a humanidade. “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (João 19:30). Não liberar perdão e querer tomar a rédea da situação para tentar resolvê-la é como desconsiderar o sacrifício do Filho de Deus.

Mesmo com tanto sofrimento, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Se Jesus veio em carne, sofreu tanto e ainda teve misericórdia dos pecadores, por que não poderíamos fazer isso também?

O que tem o Espírito Santo pode perdoar até onde Jesus perdoaria!

“O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fé, mansidão, temperança”
(Gálatas 5:22).

_____

Dayane CristinaDayane Cristina é estudante de Jornalismo, estagiária na Rede Super de Televisão
dayane.cristina@redesuper.com.br
@dayanecristinan


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.