Apascenta os meus cordeirinhos

Por André Araújo*

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
– Provérbios 22:6

criancaUm dos maiores sinais de que uma pessoa é salva em Cristo está no seu prazer em evangelizar. Só um salvo pode falar do Evangelho com propriedade, alegria e segurança. Um teólogo que não crê em Jesus pode ter a capacidade teórica de falar do Evangelho da Cruz com propriedade e segurança, mas jamais terá prazer e alegria advindas do seu interior para cumprir com o mandamento de pregar o Evangelho a toda criatura. Isso não teria sentido algum pra ele.

A Palavra de Deus nos deixa bem claro a importância de se falar das Escrituras às crianças. Só pra citar alguns exemplos, podemos ver em 2 Reis 23:2 “[…] desde o menor até o maior…”; em 2 Crônicas 20:13 “[…] com suas mulheres e seus filhos, até as crianças de colo, estavam ali em pé, buscando ao SENHOR”; e em Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor”.

É claro que, ao evangelizar uma criança, você não falará da mesma maneira como diria a um adulto. Todavia, a essência da pregação continua sendo a mesma: confissão de pecados, arrependimento e boas-novas.

Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos;

Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.
– Salmos 78:6-7

É mais fácil uma criança se perder no mundo do que desejar viver uma vida para honrar o nome do Senhor. Nossa natureza pecaminosa nos entrega desde a infância. Sentimentos de ciúme, de inveja, de “se alegrar com os que choram e de chorar com os que se alegram”, sentimentos de cobiça, de desrespeito aos pais, de vaidade, trapaça… A Palavra nos diz que seis coisas Deus odeia e a sétima sua alma abomina:

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
– Provérbios 6:16-19

Isso significa que as crianças devem ter consciência de que precisam confessar seus pecados, se arrepender de seus maus caminhos, perdoar os amiguinhos, respeitar os pais e buscar fazer o bem ao próximo, da mesma maneira que gostariam de ser tratados.

Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer”.
– Romanos 3:10

É importante que a criança seja “apascentada” sobre sua natureza e, consequentemente, sobre sua necessidade de viver na graça que há em Cristo. Dessa maneira, quando ela tiver uma idade um pouco mais avançada, poderá compreender melhor que o pecado nos separa do Senhor e que somente Cristo pode tirar essa sujeira que nos impede de um dia habitarmos no Reino de Deus.

Com uma linguagem adequada e com referencial bíblico, você pode mostrar a uma criança que o pecado, além de fazer mal pra gente, entristece muito o nosso Pai Celestial, e que quando não tratamos bem nossos colegas ou até mesmo as pessoas que pouco conhecemos, Deus também fica triste.

Você pode ajudar uma criança a ter o hábito de orar, falando pra ela que Deus, como um bom Pai, gosta de ouvir o que temos a dizer, mesmo Ele já sabendo tudo o que iremos falar! Afinal de contas, como se poderia manter um relacionamento com quem não se fala? Ele quer construir um relacionamento fraternal contigo, Ele quer ouvir a sua voz! “Clama a mim, e responder-te-ei” (Jeremias 33:3). Como se ter intimidade com quem não se fala? E não podemos nos esquecer de que, se pedirmos algo pra Ele e Ele não nos der, é porque pedimos mal, para gastarmos com nós mesmos, em vez de ser pra algo que agrade, acima de tudo, ao Senhor (Tiago 4:3), pois “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). Lembrando sempre de que o fato de você ter orado algumas vezes e Ele não ter te dado o que você quer não significa que Ele não vai te dar aquilo que Ele realmente quer, e a Seu próprio tempo.

E ao lhes falar das boas-novas, devemos mostrar a criança que morar no Reino dos Céus é o melhor presente que ela pode receber, e que esse presente estará são e salvo pra sempre se ela confessar seus pecados ao Senhor, se arrepender das coisas ruins que fez e crer que Jesus morreu por seus pecados, porque ele é o bom pastor e o bom pastor dá a sua vida por suas ovelhas (João 10:11), assim como Cristo amou tanto a sua igreja que a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5:25), porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Efésios 1:4). Cristo morreu para dar a vida eterna aos que nele creem (João 3:16) e aquele que tem os seus mandamentos e os guarda, esse é o que o ama. Você ama Jesus?

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
– Mateus 11:29-30

O Filho de Deus pode ser o nosso melhor amigo, e um amigo com quem a gente pode contar por todos os dias! Se obedecermos aos seus mandamentos, permaneceremos no seu amor, assim como ele obedeceu aos mandamentos do Pai e em seu amor permanece. Cristo nos ensinou essas coisas para que a alegria dele esteja em nós e, assim sendo, a nossa alegria seja completa!

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”.
– João 15:12-17

Fiquem na fé!

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.