Ano Novo: a “lista de desejos” que agrada a Deus

Ano Novo: a "lista de desejos" que agrada a DeusPor Dayane Cristina

Quando chega esta época do ano, muitas pessoas começam a traçar metas e objetivos e a pensar em ações e mudanças grandiosas para o próximo. Algumas delas, não satisfeitas em deixar tudo em mente, colocam no papel todas as vontades.

Além de coisas novas, o que não foi realizado no ano presente é reinserido na “lista de desejos”, onde há desde juramento de reeducação alimentar ao de compra da casa própria.

O ano termina recheado de promessas. Algumas pessoas prometem fazer dietas a favor da estética, estudar mais para passar no vestibular, trabalhar o dobro para ganhar mais dinheiro e garantir o futuro, comprar um imóvel, trocar de carro, adquirir um smartphone de última geração, fazer a viagem dos sonhos, entre outras coisas. Isso não é um problema. Pelo contrário, é bom que o ser humano tenha sonhos e que seja esperançoso e otimista em relação a um novo ano.

Acontece que alguns indivíduos se doam inteiramente e, às vezes, em tempo integral, para alcançar metas e objetivos que satisfazem o próprio ego, elevam a autoestima e atendem às vontades pessoais, mas não pensam em mudar simples atitudes erradas nem fazer nada para o bem do próximo. Talvez essas pessoas pensem: “Ah, faço o que é possível para me sustentar e conseguir realizar meus sonhos. Mal consigo fazer coisas para mim, como farei para os outros?”. E, em uma busca intensa, constante e egoísta de realizar as próprias vontades, elas passam por cima daqueles que estão ao redor, esquecendo que são seres vivos, e abandonam atitudes simples de amor a Deus e ao próximo.

E como fica os maiores mandamentos em meio a tudo isso? Jesus disse: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:30-31)

O princípio cristão é o amor a Deus e às pessoas, não a coisas nem lugares. Não é errado desejar bens materiais, mas pensar somente nisso não fará nenhum relacionamento de amor nascer, amadurecer nem se fortalecer.

Portanto, que, na lista para o ano que está “batendo à porta”, ações simples de amor ao Criador e à criatura tenham prioridade. O primeiro item, então, é amar de verdade. Os seguintes podem ser, por exemplo, ler mais a Bíblia e orar mais para desenvolver intimidade com Deus, confiar mais nEle e seguir as orientações do Espírito Santo, ser gentil com as pessoas, ter mais paciência, pensar antes de falar para não magoar os outros, não falar palavrão, parar de julgar as pessoas (principalmente pela aparência), passar menos tempo mexendo no celular e mais tempo com a família e amigos, ter momentos a sós de reflexão, contemplar a natureza, tirar tempo para diversão, ficar atento à possível necessidade de mudança de pensamentos, paradigmas e atitudes, entre outras coisas que podem fazer com que o dia a dia seja mais leve e menos estressante.

Lembre-se: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Coríntios 13:4-7)

_____

Dayane CristinaDayane Cristina é estudante de Jornalismo, estagiária na REDE SUPER
dayane.cristina@redesuper.com.br
@dayanecristinan


4 Comentários

  1. Laís Virginia Souza da Conceiçao

    Glória a Deus!! Cumprir os desejos de Deus traz bons frutos no nosso dia-a -dia!

  2. Emanuelle Lino

    Dani que Deus continue de abençoando com o dom da palavra. O seu texto é uma grande benção e fala de algo que devíamos refletir e praticar como cristãos genuínos. Hoje vou pregar na nossa igreja (Iglesia Bautista Renovada) aqui em Madri, e vou fazer menção à suas palavras para que o Senhor toque os corações das pessoas.
    Um forte abraço.
    Deus abençoe você.

  3. Augsuto

    A Paz do Senhor,Gostaria de saber se vocês tem como disponibilizar o folheto dos propósitos, pois assisto a rede super todos os dias aqui de Peaqueira – Pernambuco , e me considero o membro dessa amável igreja, gostaria do folheto dos propósitos para mim imprimir e deixar na minha biblia ( familia), com os nosso propósitos para 2015. Agradeço a todos, fiquem na Paz

  4. oi gostei muito que Deus abençoe muito você
    também quero o folheto dos propósito
    mais com certeza o meu maior propósito
    e amar a Deus e ao prossigo depois do que eu li agora fui muito ministrado que Deus abençoe Amém.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.