A ira de Deus

Por André Araújo*

A ira de DeusInfelizmente, não são poucos os cristãos que gostariam que esse atributo de Deus não existisse. Por interpretá-lo erroneamente, muitos tentam removê-lo de suas bíblias ao lerem algum capítulo ou falar de Deus aos outros, sem pararem para refletir a respeito da mensagem que o Senhor nos deixou.

Em outro texto, falei que Deus é Amor, assim como é Fogo Consumidor, e recebi algumas críticas por escrever isso. Respeito a opinião dessas pessoas, mas, à luz da Bíblia, devo discordar delas:

Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.

Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.

Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira;

– Deuteronômio 4:23-25

Não tenho dúvidas de que há um grande número de cristãos que enxergam a ira de Deus como um defeito de Seu caráter. Essas pessoas acreditam que a ira dEle impossibilita Sua bondade. Dessa forma, passam a crer naquilo que mais lhes convêm, banindo uma verdade bíblica de suas mentes.

Ao analisarmos as Escrituras, vemos que Deus não tem problema algum com esse atributo. Muito pelo contrário, Ele o expõe sem receios:

Vede agora que Eu, Eu o Sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.

Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.

– Deuteronômio 32:39-40

Alguns podem se perguntar: “Como Deus é amor, se também é ira?”. A estes, respondo: “Deus é amor, porque Ele também é ira!”

Como um ser santo, o Senhor dos Exércitos ABOMINA O PECADO. Como um ser justo, Ele SE IRA TODOS OS DIAS:

O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.
Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.

– Salmos 7:10-12

O que seria do Senhor se Ele não se irasse contra o pecado? Se Deus não tivesse tal ira, Ele seria complacente tanto com o pecado quanto com o pecador! Como poderia, um ser santo, não sentir repulsa pelo pecado?

E quanto à Sua justiça? Lembrem-se, amados, das palavras do nosso Salvador:

E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

– Lucas 12:4-5

Se Deus não fosse justo, seria como um juiz que não pune um homem genocida, mas o deixa livre, para que permaneça em suas iniquidades e destrua a vida de mais pessoas. Assim vos digo que o Senhor só não manda agora mesmo algumas pessoas para o inferno por causa de Sua imensa longanimidade. Esses pecadores estão sempre sujeitos a uma súbita e inesperada destruição, semelhantemente àqueles que andam por lugares escorregadios, podendo cair a qualquer momento. E quando o ímpio cai, cai por si mesmo, por sua própria responsabilidade, pois aquele que anda por lugares escorregadios não precisa de mais nada além do peso de seus próprios pecados sobre si para cair por terra.

Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.

– Deuteronômio 32:35

Amados, todos pecaram e necessitam de frutos dignos de arrependimento. Toda a árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo (Mateus 3:10). Portanto, busquem o nosso Senhor Jesus Cristo enquanto há tempo. Ele morreu para salvar os que nEle creem (João 3:16), Seu sangue derramado na cruz te lava de todos os pecados, tanto os do passado, quanto os do presente e futuro. Como bem disse Robert Murray M´Cheyne: “O pecado que você está cometendo, ou foi sofrido por e em Cristo, ou será sofrido por você no inferno”.

Fiquem na fé.

_____

André Araújo*André Araújo é colaborador do portal redesuper.com.br
andre.cavalcante.1@gmail.com


1 Comentário

  1. Cristina

    Amei!!E aos que não querem ouvir a verdade rasguem suas bíblias!!!

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.