Sempre Feliz

Vídeos

Trio mineiro

(Trio mineiro, com crisp de couve, mousseline de batata-doce e picanha ao molho de goiaba)

Por Rodrigo Sajoli, gastrônomo

Ingredientes do crisp de couve:

8 folhas de couve
400 ml óleo
2 colheres (sopa) farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela com bastante óleo e bem quente, coloque as folhas de couve em tirinhas bem finas. Após passar na farinha de trigo, mexa para desgrudar e tire em seguida (10 a 15 segundos). Deixe escorrer em papel toalha e salpique sal a gosto.

Ingredientes do mousseline de batata-doce:

500 g batata-doce
2 colheres (sopa) manteiga
6 colheres (sopa) creme de leite fresco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a batata-doce picada e descascada até ficar macia. Escorra a água do cozimento e bata no liquidificador com o leite (a batata-doce deve ser batida ainda quente). Leve o creme de batata-doce ao fogo, acrescente duas colheres de manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto. Quando começar a ferver, acrescente o creme de leite fresco e misture delicadamente com ajuda de um fuê (batedor) até obter um creme homogêneo.

Ingredientes da picanha:

100 ml óleo
2 cabeças de alho
1 kg picanha
1 L banha de porco derretida
Sal, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho a gosto

Modo de preparo:

Tempere com alho e sal, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho a gosto (deixe na geladeira 24 horas). Corte a picanha em pedaços de 200 g e sele em frigideira bem quente com óleo. Em uma panela, dispor todos os ingredientes. Cozinhar em fogo baixo em um tempo médio de 1h30 a 2h. Retire e sele em frigideira antiaderente bem quente por 2 minutos. Sirva quente.

Molho de goiaba:

1 cebola
1 colher (sopa) azeite
1 pimenta dedo-de-moça
200 g goiabada
120 ml água

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e coloque a cebola até ficar macia. Acrescente a pimenta picada, a goiabada picada e a metade da água. Se necessário, acrescente até derreter a goiabada. Caso queira o molho sem pedacinhos utilize o mixer ou liquidificador.

 

Comentários fechados.