Sempre Feliz

Vídeos

Torta de creme de cupuaçu

Por Andrezza Fouet, gastrônoma

Ingredientes do creme:

2 xícaras (chá) creme de cupuaçu
1 pote de iogurte natural
1 xícara (chá) leite
1 caixa de creme de leite
½ caixa de leite condensado
1 pacote de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparo do creme:

Derreta a gelatina. Bata no liquidificador. Coloque em taças e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas. Decore e sirva gelado.

Ingredientes da massa:

450 g biscoito champagne ou maisena
120 g manteiga sem sal

Modo de preparo da massa:

Preaqueça o forno a 180º. Em uma tigela, triture o biscoito e a manteiga derretida. Forre o fundo e a lateral e o fundo falso com a massa e pressione bem. Asse por 8 minutos no forno preaquecido. Reserve e espere esfriar.

Ingredientes do merengue:

4 claras de ovos
1 ½ xícara (chá) açúcar
1 limão
Açúcar a gosto

Modo de preparo do merengue:

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio; ela servirá de base para o banho Maria. Em uma tigela de vidro refratário, coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve.

Lave, seque e fatie o limão em rodelas finas. Coloque em uma assadeira, polvilhe com açúcar e queime com o maçarico para dourar. Se preferir, doure as fatias em uma frigideira antiaderente aquecida. Cubra o creme de limão com o merengue (coloque em colheradas formando picos para dar um aspecto mais rústico). Com o maçarico, queime o merengue para ficar bem dourado (se preferir, você pode servir a torta branquinha sem queimar). Decore com as rodelas de limão douradas e sirva a seguir.

Comentários fechados.