Suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos em todo o mundo, diz OMS

Da OMS

suicídio

(Foto: Pixabay)

O suicídio já é considerado um problema de saúde pública mundial. De acordo com informações da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde divulgadas no início desta semana, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria em todo o mundo.

Em comunicado, a Opas/OMS reconheceu o suicídio e as tentativas de autoextermínio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentivou os países a desenvolver e reforçar estratégias de prevenção.

Segundo dados de 2012 da agência da ONU, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Setenta e cinco por cento dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda. “Trata-se de um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo”, disse a OPAS/OMS.

“O suicídio é uma questão complexa e, por isso, os esforços de prevenção necessitam de coordenação e colaboração entre os múltiplos setores da sociedade, incluindo saúde, educação, trabalho, agricultura, negócios, justiça, lei, defesa, política e mídia”, disse a organização.

Segundo a Opas/OMS, o estigma, particularmente em torno de transtornos mentais e suicídio, faz com que muitas pessoas que estão pensando em tirar suas próprias vidas ou que já tentaram suicídio não procurem ajuda. Até o momento, apenas alguns países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 países relatam possuir uma estratégia nacional para isso.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.