[Sudão] Igrejas do norte do país ainda sofrem ataques

Bandeira do SudãoAtaques terrorista no Sudão teriam danificado uma igreja Presbiteriana, um salão que era usado para as reuniões da igreja etíope, um salão da igreja indiana e uma igreja onde sudaneses do sul se reuniam. O ataque teria sido liderado por Muhammad Abdel Kareem no sábado, 21 de abril.

Moradores da área atacada disseram ao jornal Sudan Tribune que muçulmanos do mesmo grupo ameaçaram atacar a igreja, aparentemente, na intenção de forçar a deportação dos sulistas para o sul do país, pois são considerados estrangeiros.

A Escola Bíblica Gereif, que pertence à igreja evangélica e fica na mesma região, também sofreu com os ataques de sábado, 21. Todos os materiais do escritório, livros e pertences dos estudantes teriam sido destruídos. Três salões que eram usados para cultos foram totalmente arruinados. A igreja ainda tinha uma casa para pessoas idosas, uma clínica, salas de aula e dormitórios para estudantes.Tudo foi seriamente danificado.

Nenhuma agressão física foi registrada, mas muitos estudantes estavam no local no momento do ataque e ficaram aterrorizados, segundo fonte local não-identificada. Os estudantes e os garotos que viviam no centro foram realocados para outras áreas. A fonte também disse à Portas Abertas que o incidente de Gereif foi o mais sério já ocorrido na região.

Segundo a fonte, mais que uma simples disputa por terras, o ataque foi uma clara represália aos cristãos sulistas. “Os danos causados pelo ataque demonstram claramente que a multidão enfurecida tinha como foco principal a destruição das igrejas”.

A polícia local nada fez para parar a multidão que estava destruindo tudo, ao contrário do que ocorreu semanas antes, quando protegeram uma escola. Depois dos ataques, a polícia pediu que os estudantes deixassem seus quartos, pois havia o risco de desabamento.

A maioria dos incidentes da semana passada teria sido mensagem enviada pelo governo de Cartum dizendo que o cristianismo não é mais bem quisto no Norte do Sudão. Os líderes das igrejas na região acreditam que os ataques podem aumentar e dizem que eles se sentem muito isolados e vulneráveis.

Ore:

• para que cessem os ataques contra as igrejas no norte do Sudão;
• para que as igrejas afetadas consigam ser reconstruídas e voltar às suas atividades diárias;
• para que Deus guarde a mente e o coração dos irmãos sudaneses do norte do país em Cristo Jesus, de modo que perseverem em meio à perseguição.

_____

Assista ao vídeo “Igreja Perseguida” na África e conheça a realidade dos cristãos no Sudão:

_____
_____

Fonte: Portas Abertas
Tradução: Lucas Gregório
Extraído de:  Portas Abertas
Adaptação: Redação REDE SUPER


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.