[Sudão] Condenada à morte por se converter ao cristianismo, Meriam Ibrahim é libertada

Redação Rede Super

Condenada à morte por se converter ao cristianismo, sudanesa Meriam Ibrahim é libertada

Meriam Ibrahim foi sentenciada à forca depois de se casar com um cristão, o que é proibido pela lei islâmica (Foto: Portas Abertas/ Divulgação)

A sudanesa Meriam Ibrahim, condenada à forca por se converter ao cristianismo, foi libertada e teve a pena de morte anulada por um tribunal de recurso nessa segunda-feira (23), informou a agência estatal de notícias Suna. Ela foi presa em maio, condenada por apostasia sob a sharia – lei islâmica -, e chegou a dar à luz a primeira filha dela na prisão.

A condenação da sudanesa gerou uma onda de críticas de vários governos e grupos de direitos humanos. Filha de muçulmano, mas criada no cristianismo ortodoxo – religião da mãe dela -, Meriam foi condenada depois de se casar com Daniel Wani, que é cristão. A mulher também foi sentenciada a 100 chicotadas por adultério, já que, segundo a interpretação sudanesa da sharia, a união entre um muçulmano e um não-muçulmano é considerada traição.

Na época da condenação, o juiz Abbas Mohamed al-Khalifa declarou que a jovem teve chance de se “arrepender”. “Demos três dias para renunciar a sua fé, mas você insistiu em não voltar ao islã. Condeno-a à pena de morte na forca”, disse ao sentenciar a jovem. Diante da condenação, cinco advogados especializados em direitos humanos se encarregaram da defesa da jovem, e vários líderes religiosos pediram que a pena fosse revogada.

De acordo com um dos advogados da sudanesa, ela está em uma casa onde poderá ficar protegida de possíveis ataques. À rede BBC, o marido de Meriam disse que espera deixar o Sudão com a família e o mais rápido possível. Ele tem cidadania americana e mora nos Estados Unidos desde 1998. Os dois se conheceram durante uma visita dele ao Sudão.

_____

Com informações de Portas Abertas

 


2 Comentários

  1. Joana

    GLÓRIA A DEUS!
    (Orei por ela…)
    GLÓRIA A DEUS!
    ELE É FIEL!

  2. kelly

    simplesmente Deus é Deus e a sua fidelidade dura para sempre

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.