Semana Santa começa com duas igrejas explodidas pelo Estado Islâmico no Egito

Por Abner Faustino

Semana Santa começa com duas igrejas explodidas pelo Estado Islâmico no Egito

Sangue e destruição: foi o que sobrou de uma igreja após atentado (Foto: Youtube/EFE)

Cerca de 45 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em ataques do grupo terrorista Estado Islâmico a duas igrejas no Egito nesse domingo (9). O ataque aconteceu durante as festividades do Domingo de Ramos, data que marca o início da Semana Santa.

A primeira bomba explodiu em Tanta, cidade localizada no delta do rio Nilo a cerca de 100 km de Cairo, capital do país. De acordo com o Ministério da Saúde do Egito, o ataque explodiu o interior da igreja de São Jorge, deixando pelo menos 27 pessoas mortas e outros 78 feridos.

O segundo ataque aconteceu poucas horas depois, em Alexandria. Um homem-bomba explodiu o local histórico do papa copta, matando 16 pessoas e ferindo 41. O líder da igreja copta, o papa Tawadros II, estava no edifício no momento, mas nada sofreu.

O Estado Islâmico reivindicou os ataques às igrejas coptas e revelou que novos bombardeios aos “infiéis ou apóstatas no Egito e em toda parte” – como o grupo radical descreve a comunidade cristã copta – podem acontecer.

Em dezembro de 2016, o Egito acompanhou uma barbaridade contra membros de uma comunidade cristã. Pelo menos 27 pessoas morreram, sendo 24 mulheres e crianças, após um bombardeio a uma igreja durante um culto. O grupo terrorista Movimento Hasm reivindicou a responsabilidade pelos últimos ataques a líderes religiosos no país.

Os cristãos coptas representam apenas 10% da população egípcia. A maioria é de islâmicos. O Egito ocupa o 21º lugar na atual Classificação da Perseguição Religiosa da Missão Portas Abertas. Segundo a organização, aqueles que abandonam a fé islâmica para seguir o cristianismo são os mais perseguidos.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.