Pelo menos 38 pessoas morrem após ataques do Estado Islâmico no Iraque

Pelo menos 38 pessoas morrem após ataques do Estado Islâmico no Iraque

Foto: Haidar Sumeri / Twitter / @iraqiSecurity

Pelo menos 38 pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas após dois carros-bomba explodirem no centro da cidade de Samawa, no sul do Iraque, informaram autoridades locais. O ataque logo foi reivindicado pelo grupo radical Estado Islâmico.

Veja também:
Exército turco mata 34 combatentes do Estado Islâmico na Síria
“Fui espancado várias vezes”, conta adolescente cristão sequestrado no Egito

De acordo com policiais de Samawa, a primeira explosão ocorreu perto de um estabelecimento do governo local e o segundo a pouco metros de uma estação de ônibus. Segundo médicos, os números de vítimas fatais tende a aumentar.

A cidade de Samawa fica na província de Muthanna, no extremo sul do país, local predominantemente xiita. O Estado Islâmico tem bases no norte e oeste do Iraque e ataques à região sul do país são raros.

O que é o Estado Islâmico?

O Estado Islâmico é um grupo radical terrorista sunita islâmico. Ele é guiado pelo ódio aos xiitas (uma parte do islã), às minorias (cristãs, mulheres e homossexuais), aos Estados Unidos e, em menor grau, à cultura ocidental. Ele surgiu após um racha existente entre os xiitas e os sunitas no Iraque e na guerra civil da Síria, em 2011. O principal objetivo do grupo é impor uma versão ultraconservadora do islamismo, com forte influência da sharia – as leis do islamismo.

*Com informações da Reuters


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.