Organização cristã estima que mais de 3 bilhões de pessoas nunca ouviram falar de Jesus

Por Abner Faustino

Organização cristã estima que mais de 3 bilhões de pessoas nunca ouviram falar de Jesus

Em vermelho, os povos ainda não alcançados pelo cristianismo. Foto: Joshua Project/Google. Clique na imagem para ver a imagem ampliada.

A organização cristã Joshua Project, que procura definir os grupos étnicos que mais precisam de missionários e missões, afirmou que 42,3% da população mundial ainda não teve a oportunidade de conhecer Jesus e nem os evangelhos. A porcentagem corresponde a cerca 3,12 bilhões de pessoas. A situação mais crítica, segundo a organização, está na Ásia, onde cerca de 60% da população ainda desconhece Cristo.

A Joshua Project utiliza escalas para definir se uma etnia foi alcançada ou não. Se um grupo tiver mais de 10% de evangélicos, então ele é considerado “significativamente alcançado”, como é o caso de grande parte do Brasil. Já se o grupo tiver entre 2% e 10% de evangélicos, ele é considerado “parcialmente alcançado”, como é o caso de boa parte da América Latina. Se o grupo tiver menos de 2% de evangélicos, a região é considerada “minimamente alcançada”, como é boa parte da África Ocidental, onde fica, por exemplo, a Nigéria, país que está sendo constantemente atacado pelo grupo radical islâmico Boko Haram. O grupo também define os países “pouco alcançados” como aqueles que têm menos de 2% de evangélicos praticantes ou mais de 50% de cristãos professos (não-praticantes), como é o caso de grande parte do leste europeu. Os países “não alcançados” têm menos de 2% de evangélicos e menos de 5% de cristãos professos, como é a atual situação da Índia, que tem a segunda maior população do mundo.

De acordo com a Joshua Project, o Brasil tem 309 grupos étnicos diferentes e 29 ainda não foram alcançados. Por outro lado, a organização afirma que apenas 0,1% do Brasil ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo, cerca de 118 mil pessoas.

Os países que mais precisam de missionários, de acordo com o projeto, são o Marrocos, que tem apenas 12 mil cristãos professos, ou cerca de 0,2% da população, e o Saara Ocidental, onde aproximadamente 99,9% da população é muçulmana sunita.

Segundo a organização Wycliffe, que ajuda pessoas a traduzirem a Bíblia em seus próprios idiomas, cerca de 1.778 idiomas necessitam de traduções da Bíblia.

O presidente da Bibles For The World (em inglês, Bíblias para o Mundo), John L Pudaite, afirma que menos de 5% dos missionários de tempo integral estão trabalhando em locais “não alcançados” e menos de 1% de todas as doações são enviadas a missões nesses lugares.


1 Comentário

  1. Rosiene Gomes

    Muito triste pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus. Mais triste ainda são as que ouviram e não O aceitam… Glória a Deus que temos a oportunidade de levar Cristo à todos os povos!Esperando o dia que isso se cumprirá em mim, levando enquanto isso “aos povos perto de mim”…

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.