ONU: 10 milhões de iraquianos precisarão de ajuda humanitária até o final do ano

Com informações da Organização das Nações Unidas

Onu: 10 milhões de iraquianos precisarão de ajuda humanitária até o final do anoCerca de 10 milhões de iraquianos, o equivalente a um quarto da população do país, dependerá de assistência humanitária até o final do ano, de acordo com o coordenador humanitário no Iraque do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Dominique Bartsch. Desde janeiro de 2014, 3,2 milhões de iraquianos deixaram suas casas para morar em outras cidades do país e 8,6 milhões passaram a depender de ajuda humanitária.

O Acnur liberou dois novos campos que podem receber até 3.500 refugiados que fugiram recentemente de conflitos na província de Anbar, mas o Plano de Resposta Humanitária de 2015, estimado em 500 milhões de dólares para ajudar iraquianos, principalmente os deslocados internos, recebeu apenas 40% dos fundos necessários.

“A situação humanitária está piorando dramaticamente à medida que a crise no Iraque se acelera desde o ano passado, quando militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil) tomaram grande parte do país”, afirmou Bartsch. Ele destacou, ainda, que muitas crianças precisaram sair de suas escolas e a falta de recursos, a deterioração das condições de saúde e segurança levam muitas famílias a optarem ir para a Europa.

Para o representante do Acnur, prevenir novos deslocamentos exige também investimento em educação e reconstrução de possibilidades de trabalho no Iraque.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.