Número de mortos aumentou nos principais conflitos em 2014, revela estudo

Redação Rede Super

Número de mortos aumentou nos principais conflitos em 2014, revela estudo

Rebelde armado na região de Selma, na província de Latakia, noroeste da Síria (Foto: Reuters/Alaa Khweled)

Um estudo realizado pelo Instituto Projeto para o Estudo do Século 21 e divulgado nessa quarta-feira (18) revelou que o número de mortos nos conflitos mais brutais do mundo aumentou em mais de 28% no ano passado, em comparação com 2013. O derramamento de sangue na Síria é apontado como o pior de todos os confrontos pelo segundo ano consecutivo.

O instituto analisou dados de fontes incluindo o Exército dos Estados Unidos, a Organização das Nações Unidas, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos e o Iraqi Body Count, que mostraram que mais de 76 mil pessoas foram mortas na Síria em 2014, acima das 73.447 vítimas em 2013. As guerras mais violentas envolveram grupos radicais islâmicos.

No Iraque, cerca de 21 mil pessoas morreram durante embates entre o governo e o Estado Islâmico. No Afeganistão, foram 14.638 mortes e, na Nigéria, 11.529, de acordo com o estudo. O instituto responsável pela análise não descarta a possibilidade de que esses números sejam superiores ao que foi apontado.

A pesquisa aponta para uma tendência em progressão. No ano passado, o Instituto para a Economia e Paz, sediado nos Estados Unidos e na Austrália, relatou um aumento na violência relacionada a conflitos a cada ano desde 2007.

_____

Com informações da Reuters


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.