Nigeriana cristã de 74 anos é morta por multidão após falsa acusação de blasfêmia

Redação Rede Super

Nigéria

(Foto: Portas Abertas)

Uma cristã de 74 anos, moradora da cidade de Kano, no norte da Nigéria, foi atacada por uma multidão e morta após ser acusada falsamente de blasfêmia contra Maomé. A mulher, identificada como Bridget Patience, estava com o marido, líder de uma igreja local, que não conseguiu impedir o ataque. A informação é da Missão Portas Abertas (MPA).

Segundo a MPA, o oficial relações-públicas da polícia de Kano, Musa Magaji, contou que o incidente ocorreu logo após uma discussão sobre religião entre Bridget e alguns comerciantes, mas várias testemunhas negaram que a mulher tenha blasfemado contra Maomé. “Tudo o que ela fez foi pedir a um jovem que decidiu fazer na frente de sua loja a ablução (ritual de limpeza islâmica, feita antes de cada oração) para realizar o rito em outro lugar. Então, o jovem se alterou e disse que ela havia blasfemado contra Maomé, gritando Allahu Akbar (Deus é grande). É somente isso o que as pessoas precisam ouvir para atacar um cristão, mesmo sem confirmar a ação”, detalhou Magaji.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, descreveu o assassinato como “triste e lamentável”, em uma declaração emitida pelo seu conselheiro especial de mídia e comunicação, Femi Adesina. “Nós vivemos em uma sociedade regida por regras e leis claramente definidas. Quando crimes desse tipo não são punidos, então corremos o risco de perder para a ilegalidade e anarquia, onde qualquer pessoa pode assumir o papel de juiz, júri e carrasco”, declarou Buhari.

Agora, cabe aos órgãos de segurança garantir uma investigação mais apurada para descobrir quem foram os autores do crime e o que realmente ocorreu. Além desse caso, há outros semelhantes na Nigéria, e há mais pessoas sendo mortas por falsas acusações de blasfêmia.

_____

Com informações de Portas Abertas


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.