Morre, aos 101 anos, pastor Enéas Tognini

Por Michelle Ferraz

Morre, aos 101 anos, pastor Enéas Tognini

(Foto: Divulgação)

Morreu, nesta quarta-feira (9), aos 101 anos, o pastor fundador da Igreja Batista do Povo (IBP), Enéas Tognini, uma das principais referências do movimento avivalista no Brasil. A informação foi divulgada pela Convenção Batista Nacional (CBN), que não explicou a causa do falecimento.

Filho de italianos, Tognini nasceu em 20 de abril de 1914, em Avaré (SP). Converteu-se ao evangelho aos 18 anos e, em 1941, aos 27, foi ordenado como pastor e assumiu a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte (MG).

Em 1957, o ministro fundou a Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Viajou por cerca de 20 anos pelo Brasil para promover o avivamento – escolha feita, conforme ele afirmava, após experiências de ter sido batizado pelo Espírito Santo, em 1958. Tognini também foi um dos fundadores da CBN. A fundação da IBP aconteceu em 1981, dois anos após o início de um trabalho na Casa de Portugal, em São Paulo.

Em 2004, foi eleito presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, posição que ocupou até hoje. Em 2014, ano de seu centenário, foi homenageado com a inauguração do Memorial Enéas Tognini. Nesse ano, foi lembrado pelo pastor Márcio Valadão, presidente da Igreja Batista da Lagoinha, como um homem que teve importante participação na vida dele. “Pastor Enéas celebrou o casamento dos meus pais e, no início da Lagoinha, ele sempre ia fazer séries de conferências lá”, disse.

Autor de mais de 45 livros e atualmente pastor emérito da IBP, o pastor Enéas Tognini deixa três filhas, três netos e cinco bisnetos. O corpo será velado a partir desta quarta-feira (9), na Igreja Batista do Povo, situada na Rua Domingo de Morais, 1.100, Vila Mariana, em São Paulo (SP). Após um culto que será realizado nesta quinta-feira (10), haverá um cortejo até o Cemitério de São Paulo, das 13h às 15h, onde o corpo será sepultado. O cemitério fica na Rua Cardeal Arcoverde, 1.250, em Pinheiros.


1 Comentário

  1. Mirian Costa

    Pastor Enéas foi referência em minha vida.
    Diretor do Colégio Batista Brasileiro onde fui aluna. Uma bênção!

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.