[Portas Abertas] Missão divulga ranking de países que mais perseguem cristãos no mundo

A Missão Portas Abertas divulgou, nesta terça-feira (8), o ranking anual dos 50 países onde há mais perseguição contra os cristãos de 2013. O Top 5 da lista é formado por um país asiático (Coréia do Norte – 1º), três do Oriente Médio (Arábia Saudita – 2º, Afeganistão – 3º e Iraque – 4º) e um da África (Somália – 5º).

Conforme o órgão, da classificação de 2012 para a atual foram feitas mudanças no modo como a lista foi elaborada. Antes, o questionário elaborado pela Missão era composto por “perguntas genéricas, rápidas e não muito aprofundadas”. Para a nova classificação, dois novos aspectos da perseguição religiosa passaram a ser considerados na tentativa de aprofundar mais o estudo: “o contexto da perseguição e as diferenças de perseguição de acordo com as comunidades hostilizadas”.

Com as mudanças, cinco novos países entraram no ranking, todos eles localizados na África, sendo que Mali entrou direto no TOP 10 (7º lugar). Os outros foram a Tanzânia (25º), Quênia (40º), Uganda (47º) e o Níger (50º).

A missão deixa claro que a saída de países como Cuba, Bangladesh, Chechênia, Turquia e Belarus da lista não necessariamente indicam um abrandamento na perseguição contra cristãos nestas regiões, podendo ser apenas um reflexo da mudança nos critérios de pesquisa. Os países onde a perseguição mais se intensificou foram Síria, que subiu 25 posições no ranking, a Etiópia, que subiu 23 e a Líbia, que ganhou 9 posições.

Na Nigéria, que se manteve em 13º lugar, a Portas Abertas alerta para a disseminação da perseguição, que antes era concentrada em algumas regiões do país e, agora, está por todo o território.

_____

_____

Por Ramon Guerra


1 Comentário

  1. BENÇÃO

    UM BENÇÃO

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.