Blog Super

Maioria dos evangélicos não segue opiniões de líderes religiosos ao votar, aponta estudo

Por Gabriel Lacerda
Com informações de Folha de S. Paulo

Foto: TRE

Na última segunda-feira (23), uma pesquisa Datafolha revelou que oito entre 10 eleitores não seguem a indicação do responsável religioso na hora de escolher em quem votar. Segundo o estudo, apenas 19% usam as recomendações dadas pelos líderes. Nesse conjunto, somente 4% votam pelo fato do candidato ser ligado à sua igreja.

Ainda de acordo com a pesquisa, a religião evangélica é a mais suscetível aos conselhos dados pelos líderes dentro de suas congregações. Cerca de 26% dos protestantes admitem votar em candidatos apoiados pelos pastores. 31% dos evangélicos dizem ter votado em candidatos de mesma fé.

Quando o assunto é a religião dos candidatos, apenas 21% dão certeza se votariam em um presidenciável evangélico. 24% dos pesquisados não elegeriam um candidato protestante. Por outro lado, 52% disseram “não” a um presidenciável ateu e apenas 8% admitiram votar em um não religioso.

O levantamento não considerou 8% dos entrevistados que afirmaram não possuir religião. A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro. A análise entrevistou 2.772 pessoas em 194 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro varia 2% para mais ou para menos.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.