[Indonésia] Igreja protestante é fechada

Bandeira da IndonésiaUma comunidade protestante conhecida como Yasmin foi fechada no último dia 8 de setembro, na cidade de Bogor, Indonésia, após decisão de autoridades locais e extremistas islâmicos. Em resposta, outras igrejas do país e ativistas dos direitos humanos prestaram queixa à polícia.

A reunião para decidir qual fim levaria a igreja contou com a participação do ministro do Interior, Gamawan Fauzi, do prefeito de Bogor, Diani Burdiato, e do chefe do grupo extremista islâmico Forkani, Iman Ahmad.

A decisão causou confusão entre a comunidade cristã, que não pôde participar da mesa de negociações. Segundo os líderes cristãos, a igreja funcionava com autorização do Tribunal Constitucional e tinha todas as licenças de construção regulares.

Em entrevista à agência AsiaNews, Sigalingging Bona, porta-voz da igreja, afirmou que a decisão de convidar o líder do Forkami foi “vergonhosa”. “Esse é um grupo islâmico radical conhecido por alimentar a tensão local. Eles conseguiram limitar as atividades de nossa igreja à força”, disse.

Licença para funcionar

O processo para a construção de uma igreja na Indonésia – católica ou protestante – é bastante burocrático, podendo levar de cinco a dez anos para a obtenção de todas as licenças exigidas por lei. O procedimento é regido pela Mendirikan Izin Bangunan (IMB), uma espécie de protocolo escrito emitido pelas autoridades locais, que permite o início das construções.

A situação fica ainda mais complexa se for um local de culto cristão: a permissão deve ser obtida a partir de um número de residentes na área onde o edifício será registrado, além da avaliação do grupo local para o Diálogo Inter-Religioso. Mesmo se a permissão for concedida, “razões não especificadas” podem entrar em jogo, o que pode resultar no bloqueio dos projetos. Muitas vezes, isso ocorre após pressão da comunidade muçulmana ou de movimentos radicais islâmicos.

_____
_____

Fonte: AsiaNews
Tradução: Ana Luíza Vastag
Extraído de: Portas Abertas
Adaptação: Redação REDE SUPER


1 Comentário

  1. Wessilon Marques de sousa

    #Oremos digo sempre quem tem liberdade não da valor deveríamos orar não pela igreja perseguida mas pela igreja livre que esta presa em si mesma.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.