Blog Super

Guerra na Síria já deixou mais de meio milhão de mortos

Por Gabriel Lacerda
Com informações do G1

Guerra na Síria já deixou mais de meio milhão de mortos

Foto: PixaBay – Imagem ilustrativa

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) divulgou, na manhã desta segunda-feira (12), que aproximadamente 511 mil pessoas morreram nos conflitos na Síria desde 2011, quando começaram as manifestações da Primavera Árabe no país.

O levantamento da instituição aponta que 85% das pessoas que morreram foram vítimas de ataques do governo de Bashar al-Assad e forças aliadas, como a Rússia. Ainda de acordo com o OSDH, 350 mil pessoas foram identificadas e as demais não tiveram a identidade revelada. Apenas em 2018, cerca de mil crianças foram mortas ou gravemente feridas.

Arrastando-se por sete anos, o conflito provocou a saída de milhares de sírios do país, que buscaram abrigos em diversos países, incluindo o Brasil. Quem não conseguiu sair, passou a viver com medo, em condições sub-humanas e dentro de esconderijos.

Intensos combates continuam acontecendo em Guta Oriental, localizada perto de Damasco. Na região estão as últimas forças rebeldes que lutam contra o regime do ditador Bashar Al-Assad.

Em fevereiro deste ano, o governo sírio iniciou uma ação ofensiva contra os rebeldes que resultou na morte de mais de 1000 civis. De acordo com a OSDH, ainda há suspeita de uso de armas químicas pelo governo.

Veja também:
• Guerra na Síria é cumprimento de profecia bíblica?
• O que a igreja pode fazer para ajudar a Síria?

Ainda em fevereiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução de cessar-fogo por 30 dias. Pressionado mundialmente, o governo russo, um dos principais aliados à Síria, disse que acataria a ordem.

Porém, existem relatos que os ataques não pararam e, que pelo menos, 20 pessoas, entre elas sete crianças, morreram. De acordo com a Rússia, a culpa foi dos rebeldes.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.