Explosões de carros-bomba matam mais de 90 no Iraque

 

O grupo terrorista sunita Estado Islâmico (EI) voltou a atacar bairros xiitas de Bagdá, capital do Iraque. Desta vez, o alvo do grupo terrorista foi o bairro de Sadr City. De acordo com a polícia iraquiana, 93 pessoas morreram e outras 87 ficaram feridas, algumas em estado grave.

Uma caminhonete carregada de bombas explodiu próximo a um mercado de grande movimentação. As outras duas explosões ocorreram em uma praça da região. O EI reivindicou, através da agência de notícias Amaq, os ataques aos xiitas.

De acordo com jornalistas da TV americana CNN, “a explosão deixou uma aparência caótica no bairro. Sangue marcou as ruas, carros explodidos e uma calçada inteira ficou carbonizada”.

Esse é o segundo grande ataque ao bairro de Sadr City no ano. Em fevereiro, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por um ataque suicida que deixou cerca de 70 mortes no bairro.

O que é o Estado Islâmico?

O Estado Islâmico é um grupo radical terrorista sunita islâmico guiado pelo ódio aos xiitas (uma parte do islã), às minorias (cristãs, mulheres e homossexuais), aos Estados Unidos e, em menor grau, à cultura ocidental. Surgiu após um racha existente entre os xiitas e os sunitas no Iraque e na guerra civil da Síria, em 2011. O principal objetivo do grupo é impor uma versão ultraconservadora do islamismo, com forte influência da sharia – as leis do islamismo.

_____

Com informações de agências internacionais.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.