EUA planejam receber mais refugiados em 2016

Por Abner Faustino

EUA planejam receber mais refugiados em 2016

Homem tenta nadar em direção a um barco que transporta imigrantes. REUTERS/Murad Sezer

Diante da crise migratória que tem afetado a Europa nos últimos anos, os Estados Unidos planejam aumentar a capacidade anual de acolhimento de refugiados em 2016 no país. O secretário de Estado, John Kerry, afirmou que os EUA estão comprometidos a receber mais imigrantes em solo norte-americano. Atualmente, o país abriga cerca de 70 mil pessoas. Em 2016, essa capacidade será expandida para 75 mil pessoas.

“Quando falamos sobre aumentar os números gerais, estamos falando em aumentos para pessoas de todo o mundo”, disse um funcionário de alto nível do Departamento de Estado dos EUA à agência Reuters, sob a condição de anonimato. “Além de trazer mais sírios, que é o planejado, gostaríamos de admitir mais refugiados africanos no próximo ano”.

Síria, Afeganistão e Iraque são as principais origens dos imigrantes, que atravessam o mar Mediterrâneo no norte da África em direção ao continente europeu. Perseguição religiosa, guerras e extrema pobreza são as responsáveis pela imigração. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 300 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo neste ano e estima-se que pelo menos 2.500 refugiados morreram na tentativa de realizar o sonho de chegar em terras europeias.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.