Estado Islâmico proclama “guerra santa” contra EUA e Rússia

Rebelde armado em na província síria de Latakia

Rebelde armado em na província síria de Latakia. Foto: Reuters

O grupo radical Estado Islâmico (EI) pediu aos seus apoiadores, através de uma mensagem de áudio, para realizarem uma “guerra santa” contra norte-americanos e russos.

“Juventude islâmica em todos os lugares, inflame a jihad contra os russos e os norte-americanos na guerra de cruzadas contra os muçulmanos”, disse o representante do Estado Islâmico Abu Mohammad al-Adnani.

Jihad é uma filosofia da religião islâmica que significa “empenho” e “esforço”. É também conhecida por “guerra santa”, por ser causada por diferenças entre religiões.

• Veja também:
EUA realizam 16 ataques contra Estado Islâmico no Iraque e na Síria

Segundo o jornal inglês The Guardian, outro grupo terrorista islâmico, a milícia al-Nusra, que representa a al-Qaeda na Síria, prometeu fazer ataques na Rússia como resposta às investidas do país no Oriente Médio.

Após o ataque russo à Síria, a situação na região piorou. Grupos radicais estão se unindo e se fortalecendo. Os Estados Unidos são favoráveis aos grupos moderados, como era a al-Nusra. Mas, após os ataques no Oriente Médio, esses grupos estão recebendo armas anti-tanques e anti-mísseis do exterior.

Nas últimas semanas, Estados Unidos e Rússia realizaram ataques aéreos na Síria visando atingir as bases do Estado Islâmico. Oito autoridades de alto escalão do grupo radical foram mortas durante um dos ataques, enquanto se reuniam no Iraque, no último domingo (11).

O que é o Estado Islâmico?

O Estado Islâmico é um grupo radical terrorista sunita islâmico. Ele é guiado pelo ódio aos xiitas (uma parte do islã), às minorias (cristãs, mulheres e homossexuais), aos Estados Unidos e, em menor grau, à cultura ocidental. Ele surgiu após um racha existente entre os xiitas e os sunitas no Iraque e na guerra civil da Síria, em 2011. O principal objetivo do grupo é impor uma versão ultraconservadora do islamismo, com forte influência da sharia – as leis do islamismo.

O que é a Frente al-Nursa?

A al-Nursa é uma milícia islâmica de orientação sunita e jihadista que opera na Síria. Ela tem liderado combates contra o governo de Bashar al-Assad. O grupo foi criado em 2012, em meio à guerra civil que atingia a Síria para derrubar o presidente al-Assad. O grupo é considerado uma das maiores forças para derrubar a ditadura que impera no país.

Mustafa Abdel-Latif, um dos líderes da al-Nursa, é cunhado de um ex-líder da al-Qaeda, grupo radical fundado pelo terrorista Osama bin Laden, responsável pelo ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.