Estado Islâmico captura cerca de 90 pessoas em vilarejos cristãos na Síria

Reuters

Militantes do Estado Islâmico (EI) capturaram pelo menos 90 pessoas de vilarejos cristãos assírios no nordeste da Síria, informou, nesta terça-feira (24), um grupo de monitoramento que rastreia a violência no país.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, disse que os militantes realizaram incursões durante a madrugada em vilarejos rurais habitados por uma minoria cristã, ao oeste de Hasaka, cidade majoritariamente controladas por curdos.

A milícia curda da Síria renovou o ataque aos militantes, lançando duas ofensivas contra eles no nordeste da Síria no domingo, ajudada por ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos e por iraquianos peshmergas, que atacam territórios do EI a partir de sua parte da fronteira.

Essa área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque, onde, no último ano, o grupo extremista cometeu atrocidades contra a comunidade yazidi.

Tel Tamr, uma cidade perto dos vilarejos cristãos assírios onde as capturas ocorreram, testemunhou confrontos pesados entre guerrilheiros do Estado Islâmico e a milícia curda YPG, disse o Observatório.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.