Blog Super

Eleições 2018: acreditar em Deus, ser honesto e sério são as características ideais de políticos para brasileiros, revela pesquisa

Por Gabriel Lacerda 
Com informações do Portal da Indústria 

Congresso Nacional

Foto: Congresso Nacional – Freepik

Na manhã desta terça-feira (13), a CNI (Conferência Nacional da Indústria) divulgou a pesquisa, feita pelo IBOPE no início de dezembro de 2017, sobre a perspectiva dos brasileiros em relação às eleições presidenciais de 2018. Veja o estudo completo aqui.

O estudo ouviu 2000 pessoas de todo o país e concluiu que 44% dos eleitores estão pessimistas com a ida às urnas. Os demais que participaram da pesquisa representam a parte otimista, com 20%, e os que não souberam responder, juntamente aos que não opinaram, somam 36%.

Outro dado da análise é que 79% dos entrevistados preferem candidatos que acreditam em Deus. Os números são menores em brasileiros jovens (71%) e que possuem maior grau de instrução (67%). Já 89% do público que possui até a quarta série do ensino fundamental considera a fé como algo importante na hora de escolher o presidente.

Mesmo considerando a fé em Deus como característica decisiva na hora da escolha presidencial, quatro em cada dez brasileiros consideram nada importante que um candidato seja de sua religião. Esse aspecto também foi o menos levado em consideração como fator pessoal dos postulantes à presidência, com 29% de relevância.

Veja também:
• Guerra na Síria já deixou mais de meio milhão de mortos
• Sírios vivem em condições sub-humanas e dentro de esconderijos imundos 

Característica pessoal do candidato

Para 87% dos eleitores entrevistados, a honestidade se destaca sendo o fator de maior relevância para a escolha do candidato à presidência. De acordo com a postura do postulante, a pesquisa concluiu que transmitir confiança foi considerado importante por 82% das pessoas. Ser decidido e ser sério foram considerados muito importantes por 78% e 76% dos brasileiros, respectivamente.

Para 66% dos cidadãos, é preferível votar em algum candidato honesto, mesmo que ele se oponha aos ideais políticos que a pessoa concorda, em vez de um que seja corrupto. Apenas 19% dos brasileiros afirmaram que preferem votar em alguém com ficha suja, mas que pense igual a eles.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.