Cristãos no Vietnã se preparam para o Decreto 92

Líderes das igrejas vietnamitas temem as consequências do Decreto 92/2012, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013 e que torna mais difícil para pastores e membros manterem suas atividades nas igrejas. A nova ordem exige que um grupo de pessoas de uma determinada crença, por exemplo, adquira uma permissão oficial antes de se reunirem em atividades religiosas. As igrejas que não são registradas no Vietnã precisam pedir uma permissão para os líderes das comunidades antes de se reunirem para os cultos, oração, louvor ou outras cerimônias.

As condições severas do Decreto:

O registro de atividades religiosas está prescrito na cláusula 2 do artigo 5 do Decreto 92. O representante de uma congregação religiosa, por exemplo, pastor ou ancião, deve providenciar o seguinte:

(a) Seu nome completo e endereço residencial.

(b) O nome da organização religiosa sendo representada.

(c) Seus princípios e propósitos.

(d) O conteúdo e descrição das atividades religiosas realizadas.

(e) O local e horário das reuniões.

(f) O número de pessoas envolvidas em suas atividades religiosas.

A declaração dessas informações não garante a aprovação da solicitação. Então, o que garante? A terceira cláusula explica: “(a) os princípios, intenções e conteúdo de suas atividades não podem violar nenhuma das disposições da seção 2, artigos 8 e 15 das Ordenanças sobre Crenças e Religiões; (b) deve possuir um local legal para manter suas atividades religiosas; e (c) o representante deve ser um cidadão vietnamita…”

O registro de atividades religiosas tem seus próprios procedimentos e envolve as autoridades em nível provincial, de distrito e central. O Decreto 92/2012 exige que as igrejas locais exemplifiquem suas “atividades religiosas estáveis” por, pelo menos, 20 anos desde a data de entrega da permissão pelo comitê local. Este é o primeiro de vários requerimentos para que uma igreja consiga a permissão para praticar as atividades religiosas.

Preparação para o Decreto 92

A nova ordem apresenta um futuro incerto para pastores e crentes do Vietnã. O decreto traz restrições para cristãos em áreas rurais ao fornecer aos líderes locais o poder de manipular as leis para acabar com os cultos de louvor e adoração, reuniões de oração e estudos bíblicos semanais, ou qualquer ação da igreja que constitua uma “reunião” não permitida.

Fonte: Portas Abertas

Tradução: Bruna Soldi

Adaptação: Redação REDE SUPER


1 Comentário

  1. Regiane

    Bom dia,

    Até agora todos testemunhos sobre o que acontece lá fora de missões, foi do ministério Portas abertas e Assembléia de Deus. A Batista da Lagoinha não faz missões? Onde está os testemunhos?

    Aguardo retorno, obrigada.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.