Blog Super

Cristã condenada à morte no Paquistão receberá ajuda da União Europeia

Por Gabriel Lacerda
Com informações Portas Abertas 

Asia Bibi

Foto: Portas Abertas

Depois de alguns anos sem se manifestar, a União Europeia resolveu intervir na situação da cristã Asia Bibi. Recentemente, o órgão enviou Ján Figel, responsável pela liberdade de religião e crença da UE, ao Paquistão para conversar com oficiais paquistaneses a respeito da situação de Asia.

Figel disse, aos oficiais, que a renovação dos contratos de exportação para Europa depende da liberação de Asia. “Os países da União Europeia estão começando a acreditar que a Suprema Corte do Paquistão está intencionalmente atrasando a audiência de Asia Bibi para apaziguar certas forças políticas no país”, contou o enviado da UE. A mulher continua presa, mas a União Europeia está otimista, pois cerca de 31% da exportação paquistanesa vai para Europa.

Condenação

Asia Bibi foi presa após beber água no mesmo recipiente que suas colegas de trabalho, que foram à polícia e a denunciaram por insultar o islamismo. Segundo as autoridades locais, o que desencadeou a prisão foi Asia ter dito às mulheres: “Meu Cristo morreu por mim. O que Maomé faz por você?”. A fala da cristã é considerada crime, porque, de acordo com a lei paquistanesa, é errado “blasfemar contra o profeta Maomé”.

Lei paquistanesa

No Oriente Médio, principalmente no Paquistão, blasfemar contra o islamismo é algo levado muito a sério. Salman Taseer, então governador de Punjab (província mais populosa do país paquistanês), foi morto, em 2011, por defender o fim da ‘lei da blasfêmia’ e pedir a justiça para salvar Asia Bibi. Mesmo com pressão internacional para modificar a legislação, existem grupos muçulmanos conservadores que se opõem fortemente à opinião estrangeira. O Paquistão ocupa o quinto lugar na Lista Mundial da Perseguição 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.