Cerca de 12 milhões de crianças no Oriente Médio estão fora das escolas

Foto: REUTERS/Moayad Zaghmout

Foto: REUTERS/Moayad Zaghmout

Reuters

 

Cerca de 12 milhões de crianças estão fora da escola no Oriente Médio, devido a condições precárias de vida e pobreza. Contando com as crianças que abandonaram os estudos devido aos conflitos na região, o número aumenta para 15 milhões de crianças, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório ainda afirma que 6 milhões de crianças correm sérios riscos de entrar para as estatísticas, o que pode elevar o número para 21 milhões.

Segundo relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma em cada quatro crianças não está na escola ou corre sério risco de abandonar os estudos. Esse número representa uma queda de 40% na última década.

“Em um momento de tal mudança e tumulto, essa região simplesmente não pode permitir que 21 milhões de crianças caiam no esquecimento”, disse a diretora regional do Unicef no Oriente Médio e Norte da África, Maria Calivis.

A organização norte-americana “Save the Children” relatou no mês de março que um quarto das escolas na Síria foram destruídas pela guerra, e muitos pais estão com medo de mandar seus filhos para a escola. Já a ONU afirma que o aumento da violência e conflitos na Síria e Iraque ameaça milhões de crianças e adolescentes a se tornarem uma “geração perdida” por falta de educação. Outro grave problema na região é o casamento infantil. Muitas crianças, principalmente do sexo feminino, estão deixando as escolas para assumirem papéis de donas de casa.

“Precisamos de intervenções orientadas para alcançar as famílias deslocadas pelo conflito, as meninas forçadas a ficar em casa e as crianças obrigadas a trabalhar”, disse a diretora do Instituto de Estatística da Unesco, Silvia Montoya.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.