Bomba do Boko Haram mata 32 pessoas em mercado na Nigéria

Uma explosão na noite dessa terça-feira (17) na cidade de Yola, no nordeste da Nigéria, deixou 32 mortos e mais de 80 feridos, segundo informações de agências internacionais de notícias. A explosão atingiu um mercado de frutas por volta das 20h (horário local).

“A explosão ocorreu numa área onde estava uma multidão, pois ali existe um mercado de frutas, um restaurante e uma mesquita”, disse o funcionário da Cruz Vermelha Aliyu Maikano ao jornal inglês The Guardian. “Acredito que o número de mortos vai ser muito alto”, acrescentou.

Uma outra testemunha disse que a explosão aconteceu minutos depois das orações da noite, quando uma multidão saía da mesquita em direção ao restaurante e ao mercado.

Na última sexta-feira (13), o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, visitou Yola e disse que o Boko Haram “está à beira da derrota”.

O que é o Boko Haram?

Boko Haram é um grupo terrorista de origem nigeriana. Suas ações são baseadas no fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica, a sharia. O nome do grupo significa “a educação não islâmica é pecado”.

O principal objetivo do Boko Haram é combater a influência e o legado ocidental deixado na Nigéria e nos países vizinhos, como Camarões e Chade. O grupo terrorista utiliza o radicalismo, como a realização de atentados e sequestros para realizar avanços territoriais.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.