Blog Super

Bolívia votará projeto que prevê cadeia para quem evangelizar no país

Por Redação Rede Super

Bolívia votará projeto que prevê cadeia para quem evangelizar no país

Foto: Eneas / PhotoPin

O novo Código do Sistema Penal da Bolívia coloca em risco a liberdade religiosa no país. A lei, que ainda está em fase de aprovação, impossibilitaria o trabalho missionário e limitaria a conversão dos não cristãos à fé protestante.

“Será sancionado com prisão de sete (7) a doze (12) anos e reparo financeiro a pessoa que, por ele próprio ou por terceiros, capture, transporte, transfira, prive de liberdade, acolha ou receba pessoas com o fim de fazer o recrutamento de pessoas para sua participação em conflitos armados ou organizações religiosas ou de culto”, relata o 11° parágrafo do artigo 88 do novo código.

Vários evangélicos protestaram contra o Código durante toda a semana na Bolívia. O pastor Miguel Machaca Monroy, presidente das Igrejas Evangélicas de La Paz, capital da Bolívia, considera que com a validade do projeto não poderão pregar e evangelizar. “Quer dizer que se levarmos uma pessoa ou um grupo para um acampamento, eles irão nos denunciar? Não poderei sair para pregar o Evangelho?”. O país possui quase dois milhões de evangélicos, o que representa 19% da população.

A Igreja Batista da Adventista disse, em nota, que “a liberdade religiosa é um direito humano, conforme afirmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outros instrumentos internacionais e nacionais, e entende que restringir esse direito é uma restrição à dignidade humana.”
E ainda que “a Igreja se relaciona com as autoridades nacionais e locais na defesa desta prática, com o objetivo de proporcionar um ambiente positivo para o livre exercício desse direito e motiva todas as pessoas a serem defensoras desse princípio. A Igreja Adventista percebe com preocupação qualquer ameaça a esse direito humano fundamental.”

Clique aqui para ler o novo Código do Sistema Penal da Bolívia

Leia (em espanhol) o artigo 88 do novo Código Penal boliviano abaixo:

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.