Boko Haram assume autoria de ataques na Nigéria

Redação Rede Super

Boko Haram assume autoria de ataque à Nigéria

(Foto: Reprodução)

O grupo extremista Boko Haram assumiu, nessa quarta-feira (21), a autoria do massacre que deixou pelo menos 2 mil mortos na Nigéria, país mais populoso da África, no início deste ano. Em um vídeo, Abubakar Shekau, que se apresenta como chefe do grupo, diz que o ataque é “apenas a ponta do iceberg” e ameaça novas retaliações.

Só entre 3 e 7 de janeiro, várias igrejas e casas foram queimadas em uma série de ataques que instaurou um clima de insegurança e medo entre nigerianos, principalmente na região nordeste do país, onde o Boko Haram concentrou as ações mais recentes. A Anistia Internacional classificou a ofensiva como a mais mortal na história do grupo radical.

O objetivo dos extremistas é instaurar, no nordeste da Nigéria, um califado, ou seja, uma região independente onde uma versão radical e distorcida da sharia – lei islâmica – seria aplicada com maior rigidez. A criação desse califado aumentaria o risco de punição severa a qualquer pessoa envolvida em atividade política, social ou religiosa ligada à sociedade ocidental. Para chegar a esse alvo, o Boko Haram já matou mais de 15 mil pessoas desde o início de sua insurreição, em 2009.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.