Atentados na Nigéria atingem dezenas de cristãos

Redação Rede Super

Atentados na Nigéria atingem dezenas de cristãosUma série de atentados na região de Jos, nordeste da Nigéria, deixou pelo menos 44 mortos e 47 feridos após um centro comercial, uma igreja e uma mesquita serem atingidos nos últimos dias, informou a Missão Portas Abertas (MPA) nessa terça-feira (7). Em um dos ataques, ocorrido no domingo (5), uma mulher explodiu o próprio corpo durante um culto em uma igreja evangélica, deixando cinco mortos.

Acredita-se que os ataques sejam de autoria do grupo extremista Boko Haram. Na análise de um colaborador da MPA, alguns fatores cooperam para os atentados, como o fato de o novo presidente, Muhammadu Buhari, ser muçulmano e fazer parte de uma tribo nigeriana de proprietários de terras e colonos famosos por perseguir e matar cristãos, embora ele tenha condenado os últimos ataques. O período do Ramadã também reforça a ocorrência dos ataques, que, nessa época, aumentam contra as minorias, como a comunidade cristã.

O Boko Haram assumiu o controle de uma grande área no nordeste da Nigéria no ano passado e declarou controle islâmico. Com o aumento dos ataques fronteiriços, a Nigéria e os países vizinhos implantaram um exército multinacional, que neste ano expulsou o grupo.

_____

Com informações de Portas Abertas

 


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.