Atentado na França mata mais de 80 pessoas e deixa centenas de feridos

Por Abner Faustino

Atentado na França

(Foto: Photopin)
Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica, carrega a frase “Je Suis Nice” (nós somos Nice, em francês)

Cerca de 84 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na noite dessa quinta-feira (14), quando um caminhão se lançou contra uma multidão que assistia ao show de fogos de artifício do Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França. O número de vítimas pode aumentar nas próximas horas. Segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, 18 pessoas estão em estado de “emergência absoluta”, considerado muito grave.

De acordo com autoridades francesas, por volta das 22h30 (horário local), Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um franco-tunisiano de 31 anos, invadiu a avenida beira-mar Promenade des Anglais, percorreu mais de 2km em alta velocidade atropelando centenas de pessoas. A polícia de Nice atirou contra o caminhão e matou o terrorista.

O presidente francês, François Hollande, disse que o ataque tem caráter terrorista e que vai tomar todas as providências cabíveis ao momento. “Este ataque, cujo caráter terrorista não pode ser negado, é, uma vez mais, de uma violência absoluta. A França foi atacada por essa nova tragédia, está horrorizada pelo que aconteceu, essa monstruosidade que consiste em utilizar um caminhão para matar. A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos. É toda a França que está sob a ameaça do terrorismo islâmico. Então, nessas circunstâncias, nós devemos fazer a demonstração de uma vigilância absoluta e de uma determinação contínua”, comunicou Hollande.

De acordo com o jornal espanhol El País, o caminhão estava carregado de armas e explosivos. Ainda não há confirmação se há algum grupo radical terrorista envolvido com o atentado em Nice.

O ataque aconteceu no feriado nacional do Dia da Bastilha. Todo ano, no dia 14 de julho, os franceses comemoram a tomada da Bastilha, em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.