Apenas 10 países concentram mais da metade de homicídios de crianças no mundo, alerta Unicef

 

Apenas 10 países concentram mais da metade de homicídios de crianças no mundo, alerta Unicef

(Foto: Pixabay / Imagem ilustrativa)

Um relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou que apenas 10 países respondem por mais da metade dos casos de crianças vítimas de homicídios em 2012 em todo o mundo. A América Latina concentra a maior parte dessas mortes. Os dados foram divulgados no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Universal das Crianças.

“Essas grandes desigualdades estimulam um círculo vicioso intergeracional de pobreza e desvantagem”, explica o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake. Segundo ele, as crianças representam quase metade das pessoas em situação de pobreza do mundo. Pelo menos 250 milhões vivem em países destruídos por conflitos e 200 mil arriscaram suas vidas neste ano em busca de refúgio na Europa.

O documento do Unicef informa que as crianças de família pobre têm o dobro de probabilidade de morrerem antes de completar cinco anos em comparação com crianças de famílias ricas. Além disso, crianças pobres são cinco vezes mais suscetíveis a estarem fora da escola. As meninas têm cinco vezes mais chances de se casarem antes dos 18 anos.

Anthony Lake também cita dados que mostram avanços para as crianças. “Em apenas uma geração, o mundo diminuiu as taxas de mortalidade pela metade, colocou mais de 90% de crianças na escola primária e aumentou para 2,6 bilhões o número de pessoas com acesso à água potável”, apontou.

No Brasil, o Índice de Homicídios na Adolescência estima que mais de 42 mil adolescentes de 12 a 18 anos poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019.

_____

Com informações das Nações Unidas

 

 


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.