Mente Aberta

Vídeos

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

No dia 31 de outubro, é comemorado o Dia da Reforma Protestante, pois, nessa mesma data, em 1517, o alemão Martinho Lutero liderou um movimento cristão que teve início na Alemanha.

Na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com a publicação de suas 95 teses, Martinho protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana. Um deles, por exemplo, era a prática do pagamento de indulgências, ou seja, a pessoa teria que pagar para receber o perdão de Deus pelos pecados. “O abuso religioso e político foi algo marcante na época. O acesso ao céu deixou de ser Jesus Cristo e passou a ser um documento assinado pelo papa”, explica a pastora Silvia Lima.

Por isso, Martinho, sendo sacerdote católico agostiniano, propôs uma reforma no catolicismo romano, mas o resultado foi a divisão da Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os protestantes. Então, surgiu o protestantismo.

Segundo Silvia, seria ideal que as igrejas evangélicas comemorassem essa data, porque foi um marco na história do cristianismo. “Sempre vejo pessoas preocupadas com o Halloween nessa data, mas não com a importância da reforma”, diz a pastora. “Quando a gente começa a estudar a história, a perceber a importância dos personagens, o que aconteceu, como Deus conduziu Sua Igreja até os dias de hoje, é maravilhoso”.

Assista:

1 Comentário

  • 11.06.13
    Carmem Lúcia de Lima

    Parabéns! Entrevistados e convidada esclareceram muito bem o tema abordado.