“Metanoia” estreia dia 14 de maio; parte da renda será destinada à construção de clínica de reabilitação para artistas

Redação Rede Super

Filme Metanoia

Em “Metanoia”, Caíque Oliveira interpreta Eduardo, um jovem dependente do crack (Foto: Divulgação)

Com roteiro baseado em um dos maiores dramas da contemporaneidade – a epidemia do vício em crack -, o filme Metanoia estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (14). Com co-produção da Companhia de Artes Nissi e 4U Films e direção de Miguel Nagle, o longa conta com os atores Caíque Oliveira, Einat Falbel, Caio Blat, Thogun Texeira, Lucas Hornos, Silvio Guindane, Solange Couto, Guillermo Hundadze e Erika Ashar no elenco. Parte da renda arrecadada com a exibição será destinada à construção de uma clínica de reabilitação para artistas dependentes do crack.

Filme Metanoia

Cena do filme “Metanoia”, que estreia nos cinemas brasileiros dia 14 de maio (Foto: Divulgação)

“Queremos ajudá-los a recuperar a essência dos artistas”, explicou o protagonista, Caíque Oliveira. “Cantamos ‘meus heróis morreram de overdose’, mas até quando teremos que perder pessoas tão preciosas por causa das drogas?”.

O filme relata a luta desesperada de Solange (Einat Falbel) para ajudar o filho, Eduardo (Caíque Oliveira), a abandonar a dependência química. O jovem se entrega ao crack e chega ao fundo do poço.

Em depoimento, Einat Falbel descreveu sua personagem, Solange, como o retrato de muitas mães brasileiras, “mães que levam uma vida simples, suada, que querem fazer o correto, dar o que precisa aos filhos para que tenham uma vida com valores e honestidade”. “E essa mãe luta, não desiste do filho, acredita e é uma espécie de fresta de luz”, avaliou. A primeira cena da atriz no filme foi gravada na Cracolândia, em São Paulo. “Aquilo é tão infernal. Parece que, quanto mais perto da sombra, menos se acredita na vida”.

O ator Caio Blat disse ter se impressionado com o roteiro. “É uma situação de desespero, de impotência vivida por muitas famílias. Isso me tocou muito. Achei importante participar do filme pra falar sobre isso, sobre essas pessoas que chegam ao fundo do poço e que precisam de ajuda. Entrei para o filme especificamente por acreditar que ele traz uma mensagem importante, uma tentativa de esclarecimento, um alerta”, explicou.

Filme Metanoia

Ator Caio Blat integra elenco de “Metanoia” (Foto: Divulgação)

 

Assista ao trailer de Metanoia:

Crack no Brasil

Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicada em 2014, no Brasil, há cerca de 370 mil usuários regulares dependentes do crack, número que corresponde a 0,8% da população das capitais do país e a 35% dos consumidores de drogas ilícitas nessas cidades.

Do total de dependentes de crack, cerca de 14% são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários. No entanto, alguns estudiosos calculam que essa realidade pode ser até três vezes maior. Ainda de acordo com o estudo, 78,9% dos usuários da droga desejam se tratar, mas falta acesso a algum tipo de tratamento.

_____

Com informações de assessoria.


2 Comentários

  1. Maria Eduarda

    Onde será exibido na cidade de Recife?

  2. Célia Ferreira da Silva

    Venho por meio desta, parabenizá-los pela iniciativa de abordar um tema extremamente importante. Como graduanda do Curso de Serviço Social da UFTM, faço estágio em uma Comunidade Terapêutica, e verificamos o sofrimento ocasionado por esse grande mal que tem assolado a sociedade. Precisamos trabalhar arduamente para promover a saúde física, mental e espiritual daqueles que chegaram ao fundo do poço, mostrando-lhes que há uma saída. A Paz do Senhor Jesus para todos!!!

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.