De Tudo um Pouco

Vídeos

Hipertensão arterial afeta um em cada três adultos

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, um terço dos adultos em todo o mundo sofrem de hipertensão arterial. A doença crônica acontece quando as artérias sofrem alta pressão durante o fluxo sanguíneo. Quase 23% dos adultos brasileiros sofrem com esse problema, que ainda não tem cura.

“A hipertensão arterial acontece quando o sangue dentro do vaso está com um fluxo maior do que o esperado. Uma pressão de 120 por 80, a famosa 12 por 8, é considerada um pressão boa. A partir de 140 por 90, quando medido regularmente, a pessoa pode ser chamada de hipertensa”, explica o clínico geral Guilherme Ferreira Mattos.

Ferreira orienta que as pessoas façam sua medição preferencialmente em casa, com um profissional treinado, já que situações externas podem interferir nos valores da pressão. Segundo o clínico, a maioria das causas da hipertensão ainda são desconhecidas, mas existem fatores determinantes para o agravamento da doença.

“Mais ou menos 95% das causas da hipertensão são desconhecidas. Só que nós temos fatores que influenciam no seu aumento ou no seu surgimento. Obesidade, tabagismo, a ingestão excessiva de calorias, o excesso de sódio, comer pouco potássio, colesterol alto, triglicérides, sedentarismo, uso de bebidas alcoólicas em grandes quantidades, isso tudo influencia para a piora desse quadro”, afirma Ferreira.

O clínico geral diz que a hereditariedade também tem papel relevante no aparecimento da doença. “Pacientes que têm na família um histórico de hipertensos, já tem uma predisposição a apresentar o quadro. São pacientes que precisam manter um ritmo mais saudável, uma dieta mais controlada”, explica Ferreira.

Confira:

Comentários

:

: